Aguarde...

Saúde

Saúde

02 de Abril de 2020

2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado nesta quinta-feira (02). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas têm autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar sobre a doença, ajudar a esclarecer questões importantes e derrubar preconceitos.

Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico que, embora se apresente de diversas maneiras, caracteriza-se principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, bem como comportamento e interesses repetitivos ou restritos.

Tratamento pela rede municipal de saúde

A intervenção durante a primeira infância é necessária para promover o desenvolvimento ideal e o bem-estar das pessoas com transtorno do espectro autista. Recomenda-se o monitoramento do desenvolvimento infantil como parte dos cuidados de saúde materno-infantil de rotina. 

A rede municipal de saúde oferece acompanhamento e tratamento totalmente gratuitos para casos de TEA no Centro Especializado de Reabilitação (CER) e nos Centros de Atenção Psicossociais Infantis (CAPS-Infantil). Atualmente, o CEJAM administra o CER IV M'Boi Mirim e o CAPS Infantojuvenil II M'Boi Mirim, que prestam atendimento a estes pacientes.

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

CAPS CER

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!