Aguarde...

Saúde

Saúde

12 de Agosto de 2019

Ainda dá tempo: Última semana da campanha de vacinação contra o sarampo

Falta uma semana para o encerramento da campanha de vacinação contra o sarampo na capital. Crianças de 6 meses a 1 ano de idade incompletos e jovens de 15 a 29 anos que ainda não foram vacinados devem comparecer a um dos postos de saúde disponíveis para vacinação. Acesse a lista de postos.

Desde o dia 10 de junho, quando a campanha começou na capital paulista, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adotou diversas estratégias para ampliar a cobertura vacinal entre o público-alvo. Foram instalados postos volantes em locais de grande circulação de pessoas, como estações de trens, metrô e terminais de ônibus.

Na semana passada, o foco passou para creches, escolas e universidades. A ação está sendo organizada de acordo com a demanda e o calendário das equipes de saúde. O balanço da vacinação nas instituições de ensino será divulgado no fim da campanha, previsto para 16 de agosto. Na última quarta-feira (7), a SMS também levou a vacinação à Arena Corinthians, em Itaquera, durante o jogo entre o time paulista e o Goiás. Na ocasião foram aplicadas 747 doses da vacina.

A secretaria segue com as ações de bloqueio quando há notificação de casos suspeitos de sarampo, geralmente feita por profissionais de saúde. As ações têm como objetivo interromper a transmissão da doença, independente da confirmação do diagnóstico. Os bloqueios são desencadeados na residência do paciente com suspeita da doença, bem como em locais frequentados por ele, como escola ou local de trabalho. Até 1º de agosto foram realizadas mais de 3 mil ações do tipo em toda a cidade.

A adesão à vacina é essencial para conter o crescimento do sarampo no município. Até quinta-feira (8), a cobertura da campanha chegou a 29,3% entre jovens de 15 a 29 anos e 27,3% entre crianças de 6 meses a 1 ano de idade incompletos. Até o momento, a capital registrou 778 casos positivos da doença.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de São Paulo

Sarampo Vacinação São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!