Aguarde...

Saúde

Saúde

18 de Novembro de 2019

Bate Coração 10 Anos alerta sobre saúde do coração e promove mais de 2700 exames gratuitos

Quem passou pelo Parque do Ibirapuera no último domingo (17), pôde aproveitar as diversas atividades, exames e treinamentos que marcaram a décima edição da Ação Bate Coração, promovida anualmente pelo CEJAM em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. 

O evento, aberto ao público e totalmente gratuito, contou com treinamento básico de reanimação cardiopulmonar (RCP), aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, exame de bioimpedância e avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC). Ao todo, foram realizados 2730 exames, beneficiando mais de 900 pessoas.  

Além disso, durante a ação foi realizada a tradicional caminhada “Prevenir é Viver Com Qualidade”, com a participação de 107 pessoas. Os inscritos receberam como brindes camisetas do #TimeCEJAM, elaboradas para a prática de atividade física.

Promovido em grupos por instrutores da Escola CEJAM, o treinamento básico de RCP capacitou mais de 200 crianças, jovens e adultos. A iniciativa é credenciada pela American Heart Association (AHA), organização norte-americana sem fins lucrativos com reconhecimento internacional na promoção de treinamentos e ações voltados para a prevenção da morte súbita.

A 10ª edição da Ação Bate Coração contou com apoio da Escola CEJAM, que disponibilizou estagiários, instrutores e professores para realização de exames e orientações ao público. Voluntários do Programa Dr. Conforto, do Instituto de Responsabilidade Social CEJAM, também fizeram a diferença, tanto em âmbito técnico quanto administrativo. Além disso, contribuiram para o sucesso da ação as empresas Nelmar, Savior e Alsa Fort, que disponibilizaram insumos, ambulância e apoio à segurança do evento, respectivamente.

Mais informações sobre a Ação Bate Coração podem ser conferidas no site oficial do evento: https://batecoracao.cejam.org.br/

 

A IMPORTÂNCIA DE PREVENIR A MORTE SÚBITA

A morte súbita pode ser desencadeada por causa cardiovascular, ocorrendo em menos de 1 hora após o início dos sintomas (dor, mal-estar e outros). Também pode ocorrer em pessoas sem qualquer condição clínica anterior, até mesmo sem sintomas nos momentos antes do ataque. É um evento grave e relativamente frequente. 

Os fatores de risco para a morte súbita incluem excesso de peso, sedentarismo, colesterol alto e antecedentes cardíacos na família. 

  • 86% das paradas cardíacas ocorrem na casa das vítimas
  • 14% dos casos ocorrem em vias públicas ou lugares de grande concentração de pessoas
  • A cada minuto sem socorro, a chance de sobrevida diminui em 7 a 10%

Fonte: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)

Fonte: Bianca Ribeiro | Imprensa, Comunicação & Marketing

INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Gestão Saúde Bate Coração Escola CEJAM Bate Coração 10 Anos

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!