Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

17 de Fevereiro de 2020

Carnaval com saúde: prefeitura divulga locais para prevenção ao HIV após situação de risco

Pela primeira vez, a Prefeitura de São Paulo divulgará os endereços das unidades municipais de saúde que disponibilizam a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV. A PEP é uma maneira de prevenção ao vírus causador da aids fazendo uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias, que precisa ser iniciada em até 72 horas após a situação de risco e está disponível gratuitamente em 60 unidades da capital paulista.

Em todos os totens que estão espalhados pela cidade com a programação dos blocos de carnaval há um QR Code que direciona para o conteúdo do “Manual do Folião”, com uma série de dicas de segurança, saúde e serviços da Prefeitura, incluindo os locais onde é possível ter acesso a esta outra forma de prevenção a aids.

A PEP é indicada tanto para casos de violência sexual como em relações consensuais em que a camisinha sair, romper ou não for usada.

“As camisinhas continuam sendo a primeira opção, até por protegerem de outras infecções sexualmente transmissíveis, mas a ação ajuda que mais pessoas conheçam outras formas de evitar o HIV”, explica Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

Das 60 unidades de saúde municipais disponibilizam pílulas para a PEP, 36 funcionam 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Ano passado foram feitas 14 mil prescrições de PEP nas unidades da Prefeitura, o que representou um crescimento de 71% em relação a 2018.

Os endereços dos locais em que a profilaxia está disponível, bem como informações complementares, podem ser vistos ainda no aplicativo para celulares TánaMão nas seguintes versões:

Baixe o aplicativo TánaMão para iOS
Baixe o aplicativo TánaMão para Android
Acesse o site do PM DST/Aids sobre a PEP

Camisinha na Folia

A SMS realizará a 19ª edição da campanha “Camisinha na Folia”, com ações antes, durante e no pós-carnaval da cidade de São Paulo em 2020. Durante o período, serão disponibilizados 2 milhões de preservativos gratuitos para os foliões, tanto os masculinos (externos) quanto os femininos (internos), além de sachês de gel lubrificante, em diversos pontos da capital paulista. As atividades tiveram início ainda em janeiro, acompanhando ensaios de escolas de samba.

Fonte: Prefeitura de São Paulo/Secretaria Municipal da Saúde

Prevenção Carnaval

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!