Aguarde...

Ensino & Pesquisa

Ensino & Pesquisa

08 de Novembro de 2019

CEJAM é representado em Congresso Internacional sobre Asfixia Perinatal

A PBSF – Protecting Brains & Saving Futures (Protegendo Cérebros e Salvando Futuros) promove, entre os dias 8 e 9 de novembro, o NEOBRAIN BRASIL 2019, 1º Congresso Internacional PBSF em Neuroproteção e Neuromonitorização Neonatal.

O evento tem como foco a “asfixia perinatal”, doença mais conhecida como a falta de oxigenação na hora do parto e que está entre as principais causas de lesão cerebral permanente em bebês em todo o mundo.

Por isso, o objetivo do Congresso é possibilitar a discussão de temas como o impacto da problemática no Brasil e no mundo; período de transição fetal; hipotermia terapêutica; novas estratégias de tratamento; exame físico neurológico; monitoramento cerebral; atenção multidisciplinar; manejo hemodinâmico, exames de imagem; cuidados específicos de enfermagem; experiência de centros nacionais e internacionais e acompanhamento dessas crianças.

A asfixia perinatal está entre as principais causas de morte e lesão cerebral permanente no Brasil e no mundo, por isso, a importância de discutirmos o assunto. Cerca de 23% da mortalidade de todos os recém-nascidos no mundo é causada pela doença”, diz Dr. Gabriel Variane, neonatologista e fundador da PBSF, organizadora do evento.

A abertura do Neobrain Brasil 2019 contou com a participação de honra de Dr. Mario Santoro Júnior, Presidente da Academia Brasileira de Pediatria e Gerente de Desenvolvimento Institucional do CEJAM

“A medicina sempre demanda novos conhecimentos. Hoje, a presença de pediatras capacitados para o atendimento na sala de parto é uma condição necessária, mas não suficiente. É importante que se empreguem técnicas cada vez mais efetivas e tecnologicamente avançadas, sem que se percam, contudo, os mais nobres sentimentos que os recém-nascidos e suas famílias merecem de nós. Afinal, a medicina continua sendo ciência e arte. E nenhuma delas pode viver sem a outra”, declarou Dr. Mario Santoro na abertura do Congresso. 

Durante seu pronunciamento, Dr. Santoro citou como exemplo da evolução da neonatologia no Brasil o Programa Parto Seguro, presente em 9 maternidades de São Paulo e gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Informou, além disso, a novidade de que, com o advento do Programa Mãe Paulistana, a atuação da Instituição se estenderá por mais 37 hospitais. 

Além disso, mencionou que "o Programa Pediatra na Sala de Parto foi uma conquista da Sociedade de Pediatria de São Paulo em 1993, quando levamos a recomendação ao Ministro da Saúde daquela época para que o pediatra e o neonatologista fizessem parte da equipe de saúde que assiste o RN durante o parto". Em função dessa mobilização, o Programa de Reanimação Neonatal para os Pediatras, Neonatologistas e demais profissionais de saúde foi iniciado no município, contribuindo para a prevenção de casos de asfixia neonatal entre milhares de crianças. 
 
Confira no vídeo abaixo a íntegra do pronunciamento de Dr. Mario Santoro: 

 

Palestrantes internacionais

Está confirmada para o NEOBRAIN Brasil 2019 a presença de diversos professores nacionais e internacionais, que contribuirão para o ensino e a difusão do conhecimento sobre o tema para profissionais que atuam na área, como médicos pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outros profissionais e estudantes de cursos relacionados à saúde.

O congresso possibilitará a discussão de temas como, o impacto da problemática no Brasil e no mundo; período de transição fetal; hipotermia terapêutica; novas estratégias de tratamento em estudo; exame físico neurológico; monitoramento cerebral (aEEG/EEG e NIRS); atenção multidisciplinar; manejo hemodinâmico, exames de imagem; cuidados específicos de enfermagem; experiência de centros nacionais e internacionais e acompanhamento dessas crianças.

 

Apoio APAE DE SÃO PAULO

O lucro obtido com os ingressos para o evento será revertido para os atendimentos realizados pela APAE DE SÃO PAULO, que atua desde 1976 na prevenção da deficiência intelectual e de doenças graves por meio do Teste do Pezinho.

O objetivo da parceria entre a APAE DE SÃO PAULO e a PBSF é focar na “prevenção dos pés à cabeça” por conta da sinergia entre as duas instituições em relação à prevenção de doenças no período neonatal. 

 

Sobre a PBSF

A PBSF é uma empresa especializada no monitoramento cerebral de bebês com alto risco para lesão neurológica, como prematuros; asfixiados; cardiopatas; ou bebês com crises convulsivas; mal epiléptico; com malformações do sistema nervoso central; hemorragia intracraniana ou erro inato do metabolismo. Atualmente, a PBSF está presente em 19 hospitais e nos últimos 24 meses de assistência já monitorizou mais de 1600 pacientes. Ela oferece aos hospitais suporte para a criação de um modelo de assistência específico denominado UTI Neonatal Neurológica, que inclui monitoramento e cuidado de bebês com risco de lesão cerebral, por meio de uma Central de Monitoramento 24 horas.

“Estudos revelam que, caso não sejam oferecidos os tratamentos adequados, importante porcentagem dos sobreviventes irá evoluir com déficits neurológicos. As metodologias preconizadas pela PBSF visam prover meios para realizar diagnóstico precoce e neuroproteção, objetivando desta forma, minimizar o risco de sequelas neurológicas”, explica Dr. Gabriel Variane.

 

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 58 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio da área de Ensino, Pesquisa e Inovação da APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre deficiência intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar ou enviar e-mail para atendimento@apaesp.org.br.

 

Serviço 

Evento – NEOBRAIN BRASIL 2019, o 1º Congresso Internacional PBSF em Neuroproteção e Neuromonitorização Neonatal

Data – 8 e 9 de novembro de 2019

Local - WTC – World Trade Center (Avenida das Nações Unidas, 12.551 - São Paulo, capital).

Informações e inscrições - http://www.neobrainbrasil.com.br/

Fonte: PBSF/Denise Kelen/Imprensa, Comunicação & Marketing

Pediatria Radar CEJAM São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

ESCOLA DE SAÚDE

Rua Humaitá, 349 - Sobreloja, Bela Vista, São Paulo, 01321-020
(11) 3107 - 8197

INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!