Aguarde...

Saúde

Saúde

28 de Dezembro de 2022

Com foco na humanização, Hospital Geral de Carapicuíba realiza treinamentos para promover a desospitalização segura

Foto 1: Equipe multidisciplinar que compõe o Grupo Cuidar no HGC Foto 2: Equipe SAD e equipe multidisciplinar

A humanização na área da saúde tem sido uma das principais tendências no atendimento ao paciente, com ações pautadas na empatia e no acolhimento. Seguindo essa linha, o conceito de desospitalização é uma das medidas que busca humanizar o processo de recuperação do paciente, a partir da alta segura e da manutenção dos cuidados em ambiente domiciliar.

Nesse sentido, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), gerenciado desde 2020 pelo CEJAM em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, criou o “Grupo Cuidar”, com o objetivo de proporcionar suporte para os familiares de pacientes de alta dependência – acamados, com sequelas neurológicas e/ou uso de dispositivos – dentro dos critérios para desospitalização.

A psicóloga do hospital e coordenadora do grupo, Lilian Soares, explica que a ideia surgiu em 2010, após os profissionais notarem as inseguranças e dúvidas dos familiares em relação aos cuidados em casa. Ela destaca que a iniciativa é realizada em conjunto com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – programa do SUS que oferece atendimento em domicílio a pessoas que necessitam de cuidados de maior complexidade – e, no último trimestre, 30 pacientes foram beneficiados.

Lilian conta que, primeiro, os familiares participam de uma aula teórica ministrada pela equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, farmacêutica, fisioterapeuta, assistente social, enfermeira, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicóloga.

“Cada profissional orienta, acolhe e tira dúvidas dos familiares conforme sua expertise, através de apresentação com slides e comunicação simples e compreensível sobre os cuidados necessários.”

Em um segundo momento, acontece a aula prática com o paciente no leito. A psicóloga ressalta que essa atenção é fundamental para a assistência adequada e segura em domicílio, proporcionando mais qualidade de vida e conforto para todos os envolvidos.

“Os familiares saem da instituição bastante satisfeitos com o carinho e cuidado que cada caso é tratado por todos da equipe”, reforça.

Dr. Paulo Prado, gerente médico do HGC, lembra que o projeto também ajuda a evitar a reinternação precoce. Nos últimos três meses, houve apenas um caso de reinternação de um paciente que passou pelo Grupo Cuidar e acompanhamento com a equipe do SAD.

“A importância da equipe multidisciplinar deve ser enfatizada, esclarecendo-se que a visão sinérgica proporcionada pelos diversos olhares ajuda a minimizar riscos e ampliar a sensação de bem-estar que é, realmente, baseada em aspectos técnicos”, completa.

Dr. Paulo enfatiza, ainda, que o trabalho desenvolvido está alinhado com a missão do CEJAM de transformar vidas, pois: “Acolhe pessoas em fragilidade levando em conta sua realidade e, através do trabalho multidisciplinar, devolve essas pessoas assistidas e empoderadas ao seu convívio social”, finaliza.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital Geral de Carapicuíba Saúde Carapicuiba

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!