Aguarde...

Saúde

Saúde

05 de Janeiro de 2021

Covid-19: como o coronavírus pode atacar o coração

Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima

O novo coronavírus ataca funções do corpo humano e diversos órgãos. O coração é um dos órgãos que podem ser afetados. A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco que pode levar à insuficiência cardíaca. Estudo recente publicado na Alemanha, realizado com 100 pessoas que se recuperaram da Covid-19, mostrou que 60 tiveram como sequela a miocardite. E isso ocorre até mesmo em jovens.

Ainda não é possível saber como o novo coronavírus causa a miocardite, mas já é possível evitar uma infecção causada pelo vírus. É necessário sempre usar máscara e mantenha a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, cansaço, coriza, tosse, congestão nasal, dor de garganta ou dificuldade para respirar procure a UBS mais próxima. Dor no peito, tontura, falta de ar, palpitação, dificuldade de falar e fraqueza nos braços são alguns dos sintomas que dão o alerta para consultar imediatamente seu médico para ter a orientação adequada. Caso os sintomas se agravem, é necessário se dirigir a uma unidade de saúde (encontre aqui a unidade mais perto de você).

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação / Prefeitura de São Paulo

UBS

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!