Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

23 de Junho de 2023

Eficiência energética: CEJAM implementará painéis solares em unidades de saúde de Carapicuíba

Em um importante avanço rumo à sustentabilidade, o CEJAM foi selecionado na chamada pública promovida pela Enel São Paulo para destinar investimentos em eficiência energética ao Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) e ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do município, ambos gerenciados pela instituição.

A proposta visa implementar ações nos sistemas de iluminação das unidades, com o objetivo de alcançar uma redução de até 45% no consumo de energia elétrica. Isso resultará em uma economia estimada de 270 MWh/ano e uma diminuição de 43 kW na demanda de energia.

Além disso, também está prevista a instalação de sistemas fotovoltaicos, geradores de energia solar, que possibilitarão a geração de aproximadamente 361 MWh/ano para o Hospital Geral de Carapicuíba e 96 MWh/ano para o Ambulatório Médico de Especialidades.

As ações foram avaliadas com base em uma série de critérios, incluindo custo-benefício; investimento em equipamentos; impacto positivo; qualidade; capacidade de superação de barreiras; experiência prévia em projetos similares; contrapartida; diversidade de usos finais; iniciativas educacionais; divulgação e gestão.

A participação do CEJAM na chamada pública contou com a intermediação da consultora AGES, empresa especializada em energia e sustentabilidade. Juntos, CEJAM, AGES e Enel irão trabalhar para gerenciar o projeto, com os devidos fornecedores de materiais, equipamentos e serviços.

Por meio dessa iniciativa, o CEJAM assume um papel ativo no combate às mudanças climáticas e na promoção de práticas sustentáveis no âmbito das organizações sociais de saúde. Ao adotar fontes renováveis de energia, a instituição reafirma seu compromisso com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance), especialmente no pilar de responsabilidade ambiental.

Everton Tumilheiro, supervisor ambiental do Instituto CEJAM, reconhece que a eficiência energética é uma área de grande desafio, pois requer investimentos substanciais. No entanto, ele enfatiza o empenho da instituição em superar essas barreiras. “Nossa meta é transformar a concepção de abastecimento energético nas unidades de saúde sob nossa gestão, migrando para fontes mais limpas, confiáveis e renováveis", enfatizou.

A expectativa é que o CEJAM inspire outras organizações a adotarem medidas semelhantes, promovendo um setor de saúde mais consciente e comprometido com o futuro do planeta.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital Geral de Carapicuíba Ame Carapicuíba

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!