Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

28 de Fevereiro de 2023

Em plenária, CEJAM apresenta proposta para saúde em rede em Carapicuíba

Da esquerda para direita: Dr. Diogo Fernandes, secretário de saúde de Carapicuíba; Dra. Maria da Glória, assessora técnica do CEJAM; Dra. Erika Lima, Coordenadora do NEPS - Núcleo De Educação Permanente em Saúde de Carapicuíba; Dr. André, gerente corporativo de Saúde do CEJAM e Cleide Prestes, articuladora da Humanização da SES/SP

O CEJAM participou no último sábado (25) da abertura de uma plenária municipal que colocou em pauta a saúde de Carapicuíba (SP), apresentando propostas para integrar a área em rede, com foco na atenção primária. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado na Faculdade Estácio.

Atuante no município desde 2019, o CEJAM administra três unidades na região, sendo uma municipal e duas estaduais: pronto-socorro Vila Dirce, Hospital Geral e Ambulatório Médico de Especialidades (AME), respectivamente.

A palestra de abertura foi realizada pela Dra. Maria da Glória Zenha Wieliczka, assessora técnica do CEGISS (Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde) do CEJAM, que versou sobre a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância do controle social.

Conforme a especialista, a participação da população na estruturação da saúde é prevista pela Constituição Federal de 1988 e é reforçada pela Lei 8.080/90, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde.

Em linha, a Lei 8.140/90 tem foco no controle social e determina como este deve ser feito. “O SUS foi proposto para funcionar de baixo para cima. São as comunidades que vão estruturando o sistema e isso vai subindo através do controle social, ou seja, por meio dos conselhos e conferências de saúde”, explicou.

Dra. Maria da Glória também chamou a atenção para o fato de que a saúde não é dada e sim conquistada de acordo com a realidade em que se vive. Para ela, a participação ativa é a melhor maneira de conquista, de modo que, para se ter um serviço bem estruturado, é preciso se empenhar e trabalhar para isso.

“A participação deve ser ativa, responsável e é de extrema importância, pois permite a uma comunidade atuar na produção de políticas públicas. É a única maneira do estado ficar sabendo do que o município necessita. É um verdadeiro exercício do controle da cidadania”, enfatizou.

Na sequência, o Prof. Dr. André Luis Charro Ramalho, gerente corporativo de Saúde e responsável pela área de Pesquisa e Inovação Aplicada do CEJAM, destacou as redes de atenção à saúde, sob a perspectiva de mudança no modelo da gestão de saúde proposta em 2011 pelo sanitarista e professor Eugênio Vilaça Mendes. O modelo visa uma estrutura hierarquizada e piramidal dos níveis de atenção à saúde, buscando a mudança da configuração para uma forma mais poliárquica, ou seja, com uma atenção primária ao centro e todas as outras se comunicando ao redor dela, inserindo o paciente dentro do sistema.

O médico pontuou que o CEJAM vem com uma ótica mais ampliada desse modelo, tendo instaurado esse sistema nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim ngela e Capão Redondo, onde há contrato de gestão com a cidade de São Paulo para a atenção primária e secundária na reestruturação da rede, para que o próprio paciente e os profissionais consigam enxergar a trajetória do paciente.

“Enxergar o sistema de saúde como uma rede de atenção interligada, onde os pacientes e os profissionais consigam enxergar a trajetória, faz com que os desfechos sejam melhores”, ressaltou.

Na ocasião, Diogo Fernandes, secretário municipal de saúde de Carapicuíba, reiterou que o CEJAM é um grande parceiro do município, não apenas pelos serviços que gere, mas também pela parceria na construção da integração da saúde em rede e na discussão de projetos que estão se mostrando um sucesso. “Estamos muito felizes em ter o CEJAM hoje com a gente. Fizemos questão em convidá-los para enobrecer nosso evento.”

As propostas apresentadas em plenária serão levadas à Conferência Estadual de Saúde, que terá como tema em 2023 os direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Carapicuiba

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!