Aguarde...

Saúde

Saúde

30 de Agosto de 2021

Entenda como a esclerose múltipla​ age no sistema imunológico

Foto: Freepik

O Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (EM), doença neurológica que atinge cerca de 40 mil brasileiros e 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo, conforme dados do Ministério da Saúde, é celebrado em 30 de agosto. Com tratamentos considerados de alto custo, o governo federal destaca que, apenas em 2018, foram investidos mais de R$ 279 milhões à aquisição de medicamentos para cerca de 15 mil pacientes com EM.

O neurologista Maurício Lobato que atua no AME Itu, gerenciado pelo CEJAM, informa que a doença atinge o sistema imunológico do paciente, afetando o sistema nervoso central e provocando uma lesão inflamatória na bainha de mielina (capa de tecido adiposo que protege as células nervosas) dos neurônios que compõem o cérebro, a medula espinhal e os nervos ópticos.

A esclerose múltipla acomete principalmente mulheres, na proporção de 3 para 1, habitualmente na faixa etária entre 20 e 40 anos.

Apesar de ser considerada uma patologia autoimune, o médico destaca que o acompanhamento adequado pode auxiliar em melhorias no quadro clínico. “A abordagem multidisciplinar, aliada ao auxílio de outros profissionais da área da saúde como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas, pode fazer com que a paciente tenha uma evolução clínica mais favorável ao longo do tempo.”

Sintomas

Os sintomas da esclerose múltipla são variáveis e dependem da parte do sistema nervoso em que a lesão causadora da doença está localizada. Apenas por meio de uma avaliação minuciosa de um médico neurologista é possível identificá-la.

Porém, Dr. Lobato destaca a perda visual, desequilíbrio para andar, conhecido também por ataxia, perda de força e sensibilidade nos braços ou pernas como os sinais mais frequentes para a doença.

A ressonância magnética e o exame de líquor, líquido da espinha produzido pelo cérebro, são os testes mais importantes para a avaliação complementar do paciente com suspeita clínica de esclerose múltipla.

Prevenção

Segundo o neurologista, assim como os sintomas, as causas e fatores de risco associados à EM ainda não são plenamente compreendidos pelos estudiosos neurocientíficos, de modo que não há efetivamente um conjunto de medidas que
possa ajudar a prevenir a patologia.

“Acredita-se que no futuro possa ocorrer o desenvolvimento de uma vacina que interfira nos mecanismos imunológicos da população, atuando de maneira preventiva e reduzindo sua prevalência”, complementa.

Tratamentos

A esclerose múltipla conta com um tratamento variável, de acordo com a sua forma clínica – remitente-recorrente ou formas progressivas – e com o perfil do paciente. A evolução dos sintomas também pode interferir no tratamento da doença.  

Para tratá-la, são utilizadas medicações que atuam modulando a atividade imunológica do organismo, reduzindo, assim, a atividade autoimune agressiva ao sistema nervoso. Os medicamentos são denominados imunomoduladoras e contam com diversas opções farmacológicas, que podem ser utilizadas pelo neurologista para tratar o paciente.

“Até o momento, a medicina não oferece cura para a esclerose múltipla. No entanto, pesquisas neurocientíficas têm sido desenvolvidas no sentido de aprimorar os tratamentos atuais, atuando de maneira mais efetiva para estabilizar a progressão da patologia.”

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Ame Itú Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!