Aguarde...

Saúde

Saúde

02 de Agosto de 2023

Especialista explica por que a vacina BCG é tão importante para os bebês

A cicatriz no braço e logo abaixo do ombro identifica: quem carrega essa marca tomou a vacina BCG. Ministrada logo no primeiro ano de vida, a BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa que afeta os pulmões e também os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

De acordo com dados da Fiocruz, o número de casos de tuberculose, principalmente em crianças, é cada vez maior no Brasil e no mundo. Em 2020, mais de um milhão de crianças tiveram a doença em todo o planeta. Dessas, mais de 200 mil perderam a vida.

A Dra. Marisa Salgado, neonatologista do Hospital Geral de Itapevi (HGI), gerenciado pelo CEJAM - em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, reforça que a vacina é uma medida eficiente para proteger os pequenos da bactéria Mycobacterium tuberculosis, que provoca a doença.

“A vacinação protege a população da disseminação da tuberculose e contra as formas graves da doença. Além da proteção individual, a vacinação em massa produz proteção coletiva, beneficiando as pessoas que não podem ser vacinadas. É de fácil aplicação, em dose única, gratuita e realizada no início da vida”, alerta a médica.

A BCG é parte do Programa Nacional de Imunizações, do SUS, e está disponível em Unidades Básicas de Saúde. É importante que a vacinação seja realizada o mais breve possível, preferencialmente ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

“No HGI, há um alto índice de vacinação, sendo aplicada em praticamente 100% dos pacientes e raramente os pais se recusam a receber a vacina. A recomendação atual é que a BCG seja aplicada na maternidade, antes da alta hospitalar, para, assim, assegurar a vacinação”, relata a doutora.

Por que a cicatriz? É preciso aplicar pomada ou algum remédio no local vacinado?
A médica explica que não é preciso fazer preparação especial para a vacina e fala sobre a cicatriz que fica após a aplicação. “Após a vacinação, é importante não colocar medicamentos ou curativos no local da cicatriz, pois isso é considerado uma resposta normal do corpo. A reação geralmente começa cerca de 3 a 4 semanas após a vacinação, apresentando uma mancha vermelha elevada no local da aplicação, que pode evoluir para uma pequena úlcera e produzir secreção até a cicatrização completa, que geralmente ocorre em um período de 6 a 12 semanas.

Todo mundo precisa tomar a BCG?
Existem contraindicações, como peso inferior a 2 kg, crianças imunodeficientes, desnutridas, com erupções cutâneas generalizadas, que tenham hipersensibilidade a algum ingrediente da vacina ou que realizam tratamento regular com corticoides. Nesses casos, a vacinação deve ser aplicada quando a saúde da criança se restabelecer, desde que isso aconteça até os 7 anos de idade.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital Geral de Itapevi Vacinação/ Imunização Prevenção

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!