Aguarde...

Saúde

Saúde

29 de Maio de 2020

Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer de boca

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, estão previstos 15.190 novos casos de câncer de boca no Brasil, sendo 11.180 em homens e 4.010 mulheres. No público masculino, a boca é o quinto local mais prevalente da doença, excluindo o câncer de pele não melanoma. Neste domingo, 31 de maio, duas datas trazem alertas importantes de conscientização para a população: Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo.

O câncer de boca atinge principalmente homens acima dos 40 anos de idade, tabagistas e etilistas, mas pode acometer pessoas de qualquer idade que não fazem uso de álcool e fumo. Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, os pacientes têm aproximadamente 80% de chances de cura.

Confira os principais sinais que devem ser observados:

- Feridas (úlceras) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, lábios, assoalho bucal (embaixo da língua), gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
- Caroços (nódulos) no pescoço;
- Rouquidão persistente.

Ao identificar algum dos sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, para receber orientações e ser avaliado por um profissional de Saúde Bucal.

Prevenção:

Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, bem como adotar uma dieta rica em alimentos saudáveis, diminuem as chances de desenvolver a maioria dos cânceres, inclusive os de boca. Consultar-se com um cirurgião dentista regularmente é fundamental para um diagnóstico precoce da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção possa ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

A saúde começa pela boca. Cuide-se!

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Saúde Prevenção

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!