Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

04 de Janeiro de 2023

Hospital da Mulher Mariska Ribeiro apresenta revitalização e aquisição de novos equipamentos no complexo neonatal

O complexo neonatal do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro (HMMR), gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, – localizado em Bangu, na Zona Oeste da cidade – foi revitalizado e está pronto para oferecer mais qualidade, segurança e conforto no atendimento aos bebês internados.

No pacote de melhorias estão obras de reforma e readequação das instalações – tornando o ambiente mais acolhedor e humanizado – e aquisição de dois equipamentos (ventilação pulmonar de alta frequência e bilirrubinômetro transcutâneo), levando tecnologia de ponta para a realização de procedimentos clínicos, além de novos computadores e incubadoras de transporte.

Com dez leitos de UTI, 11 Unidades Intermediárias e quatro de Unidades Intermediárias Canguru, onde as mães ficam com os bebês, o complexo Neonatal do HMMR passou por um programa de intervenções, realizado pela equipe de Engenharia de Manutenção da unidade.

“Todas as melhorias que estamos realizando são parte do caminho que nos comprometemos a seguir. Buscamos entregar à população usuária do hospital um atendimento cada vez mais adequado e qualificado, que resulte em bons desfechos”, afirma a diretora-geral do HMMR, Vivian Folly.

“A reforma da Neonatal e a chegada dos novos equipamentos representam um enorme ganho de qualidade no atendimento. Impactam em maior eficiência do trabalho das equipes, na melhor vigilância dos pacientes e na redução das infecções”, ressalta a coordenadora médica da Pediatria e Neonatologia do HMMR, Brunna Grazziotti Milanesi.

A conclusão das obras foi comemorada nesta quarta-feira (4), com a entrega das instalações restauradas do complexo que recebeu a visita do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Ele chegou acompanhado de lideranças da Secretaria Municipal de Saúde, entre elas a subsecretária de Atenção Hospitalar Urgência e Emergência, Teresa Navarro, do superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades, Márcio Luis Ferreira, da coordenadora geral de Emergência da Área Programática 5.1, Eneida Reis, do subsecretário executivo, Rodrigo Prado, e do subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba. Na unidade, foi recebido por Vivian Folly, lideranças de vários setores e equipes envolvidas na operação da Neonatal.

“Essa é uma reforma importante. É ter o hospital em condições para que a população tenha dignidade na hora de buscar os serviços de saúde”, ressaltou Paes.

Reforma e Readequação

O trabalho incluiu intervenções como: pintura, reformas no teto e no piso; instalação de luminárias em led em substituição às antigas; revisão da parte elétrica; instalação de quatro novos equipamentos de ar-condicionado e recuperação de mobiliário.

Aquisição de equipamentos

Dois equipamentos de tecnologia de ponta somam-se agora ao acervo já existente no hospital e representam um diferencial na rede municipal de saúde, elevando a qualidade de atendimento e as perspectivas de bons resultados.

O novo equipamento para ventilação pulmonar funciona em alta frequência e foi desenvolvido especialmente para uso em recém-nascidos (RN), possibilitando opções variadas de uso e adequação de suas funcionalidades aos diferentes perfis de RN e graus de gravidade dos casos. O objetivo é aumentar a sobrevida e reduzir os possíveis danos colaterais na saúde dos pequenos.

Já o bilirrubinômetro transcutâneo tem a função de verificar a quantidade de bilirrubina (substância produzida no fígado) no sangue dos recém-nascidos para auxílio de diagnósticos. O equipamento permite a coleta do sangue sem precisar furar o bebê e sem que sinta dor. Tão importante quanto o conforto dos bebês é a possibilidade de análise rápida e precisa do sangue coletado, o que resulta em mais eficácia para as equipes assistenciais na avaliação clínica dos casos.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital da Mulher Mariska Ribeiro Neonatal Rio de Janeiro Gestão Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!