Aguarde...

Saúde

Saúde

13 de Novembro de 2019

Hospital Dia da Rede Hora Certa Campo Limpo oferece atendimento personalizado e otimizado para tratamento do câncer de próstata

O mês de novembro é destinado à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo reforçar a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. No intuito de auxiliar os pacientes no diagnóstico precoce da doença, o Hospital Rede Hora Certa Campo Limpo, gerenciado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) adotou procedimento de monitoramento de todo o processo de atendimento às pessoas que procuram pelo serviço da unidade. 

Os pacientes com exame já realizado e que apresentaram alteração são encaminhados para avaliação com o médico. Na sequência, é feita a solicitação da biópsia da lesão, e automaticamente, os nomes dos pacientes são inseridos em uma planilha de controle, que possibilita que a equipe médica acompanhe e verifique se eles compareceram à consulta agendada na unidade após a realização do exame, tornando o atendimento muito mais personalizado. Entre janeiro e agosto deste ano, 674 pessoas foram encaminhadas via UBS para avaliação com urologista, e apenas nos seis primeiros meses de 2019 foram detectados 16 casos positivos da doença. 

Em caso do não comparecimento à consulta, a equipe do hospital realiza uma busca ativa e entra em contato com o paciente para o reagendamento, além de orientá-lo sobre a importância de comparecer na data marcada. No caso dos exames que apresentarem alguma alteração, é realizada uma convocação com prioridade, para que ocorra o acompanhamento o mais rápido possível.

Para Marco Aurélio Campos, urologista do CEJAM, a identificação precoce do câncer de próstata pode ser uma aliada ao homem, pois ao detectar o tumor ainda em fase inicial, aumentam as chances de sucesso no tratamento. “É importante destacar que a idade é um fator de risco relevante, sobretudo após os 50 anos de idade, quando a incidência e as taxas de mortalidade apresentam aumento”. 

O especialista explica que, embora em sua fase inicial o câncer de próstata seja silencioso em relação aos sintomas, os homens devem estar alertas a alguns sinais como dificuldade de urinar, aumento da necessidade de urinar tanto durante o dia quanto à noite, diminuição no fluxo do jato da urina, presença de sangue na urina, que podem ser indicativos do problema. “Caso o homem apresente alguma dessas anormalidades, é necessário investigar imediatamente com o médico”, ressalta o médico. 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo a organização, neste ano, são estimados cerca de 68 mil novos casos da doença que, em 2017, ocasionou a morte de 15.391 pessoas. Os exames realizados para detecção da doença são o de toque retal e o de sangue, para verificar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). É importante destacar a importância de ambos serem realizados. 

Mais informações sobre o Hospital Dia Rede Hora Certa Campo Limpo estão disponíveis no site do CEJAM: https://cejam.org.br/.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe | Assessoria de Imprensa CEJAM

Hospital Dia Campo Limpo São Paulo Gestão Saúde Novembro Azul

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!