Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

06 de Novembro de 2023

Hospital Geral de Itapevi implementa ações de boas práticas no cuidado materno infantil

O Hospital Geral de Itapevi (HGI), fundado em 2000 e atualmente gerenciado pelo CEJAM, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, já contribuiu com o nascimento de mais de 76 mil bebês e este ano conta com novas ações para aprimorar o atendimento às mães e aos pequenos.

Agora, o HGI integra o grupo de hospitais signatários do compromisso de adesão ao programa Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) - selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde - e a Maternidade Segura e Humanizada - projeto, aplicado a todas as maternidades geridas pelo CEJAM, que estimula boas práticas voltadas para o fortalecimento do vínculo e proteção tanto da mãe como do bebê.

O objetivo é preparar as equipes, definir estratégias e pontos de adequação para obtenção do Selo de Qualidade IHAC, além de potencializar as boas práticas que envolvem os cuidados materno infantil,, fortalecendo o propósito de intensificar os cuidados de saúde de alta qualidade.

“O HGI, ao longo de sua trajetória, vem aprimorando processos de trabalho e implementado ações na assistência materno infantil para garantir mais segurança na assistência da mãe e do bebê e promover uma experiência única, humanizada e com desfechos satisfatórios neste momento tão esperado pela família. Investimos na capacitação de toda equipe para que desde a recepção, no primeiro atendimento dessa gestante na instituição, o profissional tenha conhecimento dos direitos e deveres desta paciente para que possam proporcionar uma boa experiência em nosso serviço”, explica Alessandra Guarnieri, Gerente Administrativa do HGI.

Alessandra também destaca as iniciativas realizadas pelas equipes visando proporcionar acolhimento, cuidado e atendimento personalizado à gestante. “Os profissionais da linha materno infantil tem se empenhado e aplicado na prática ações como confecção personalizada de toucas para os recém-nascidos, pintura do bebê na barriga da mãe durante a sua internação para indução do parto, pintura da placenta após o nascimento do bebê denominado “Árvore da Vida”, ressalta.

O IHAC é conferido aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para adesão ao programa, o Hospital deve considerar critérios como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles com o recém-nascido internado, durante 24 horas, além cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

O Hospital conta ainda com ações internas de acolhimento às gestantes e familiares, promovendo o Grupo de Gestante, todas as últimas quintas-feiras do mês. São encontros para esclarecimento de dúvidas, preocupações e também de orientação sobre o trabalho de parto, amamentação, direito do acompanhante, além de explicações sobre o uso de métodos não farmacológicos e de práticas humanizadas durante o trabalho de parto para alívio da dor, tais como técnica de respiração, balanço pélvico, bola suíça, cromoterapia, musicoterapia e aromaterapia.

“Esse momento de roda de conversa e de escuta, com a inclusão da gestante e de seu acompanhante de livre escolha, tem trazido benefícios na evolução do trabalho de parto, pois a gestante chega em nosso serviço mais segura e informada do que o serviço oferece e quanto às etapas do pré, parto e pós-parto”, enumera Maria Arleide Ibiapino, Supervisora de Enfermagem da Linha Materna do Hospital.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Hospital Geral de Itapevi Neonatal

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!