Aguarde...

Parto Seguro

Parto Seguro

03 de Outubro de 2022

Parto Seguro à Mãe Paulistana completa 11 anos auxiliando no nascimento e redução da mortalidade neonatal e materna em SP

O Parto Seguro à Mãe Paulistana, reconhecido por sua assistência humanizada às mães e recém-nascidos da cidade de São Paulo, completa 11 anos em 3 de outubro. O programa, que tem como pilares a saúde da gestante e da criança, é responsável por cerca de 226 mil partos e diminuição da mortalidade neonatal e materna na capital paulista.

Presente em oito hospitais da rede municipal, o Parto Seguro é gerenciado pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, qualificando o atendimento no começo da vida do bebê e, agora, passa a atuar também dentro de 5 UTIs neonatais das unidades onde está inserido.

Segundo a coordenadora geral do Parto Seguro, Dra. Anatália Basile, o programa envolve desde a admissão da parturiente até a alta hospitalar com o bebê, com assistência ao parto, nascimento e cuidados durante toda a internação.

“Essa é mais uma qualificação da assistência ao parto e nascimento. Até 2020 o Parto Seguro não possuía equipe multiprofissional dentro das unidades intensivas neonatais e alojamentos conjuntos. Com essa atualização, agora nós acompanhamos o risco da admissão até a alta”, reitera.

Além disso, neste ano foram contratados anestesistas para analgesia de parto, para mulheres que desejarem. Trata-se de método de eliminação da dor por meio de medicamentos que não limitam os movimentos da futura mamãe, reforçando os procedimentos e boas práticas para o momento do parto.

Parto Seguro em números

Dados de janeiro de 2013 a agosto deste ano mostram que o programa já realizou mais de 226 mil partos e ampliou para 97,92% a taxa de aleitamento materno. Além disso, chegou a 71,81% a taxa de mulheres com sete ou mais consultas de pré-natal.

O Parto Seguro também é responsável pela redução de 51,2% da taxa de mortalidade neonatal nas regiões que atende. O número de segundas gestações na adolescência também teve uma forte queda, por meio da inserção do DIU pós-parto. Desde 2018, foram colocados mais de 10.600 dispositivos intrauterinos.

O programa também ampliou o número de partos normais no município. Em 2021, foram realizados mais de 22.500 partos, sendo 14.024 deles normais.

DNA do CEJAM

Firmado por pilares como a excelência na assistência a mães e recém-nascidos, por meio das melhores ações e protocolos; humanização, e atendimento acolhedor, o Parto Seguro é um programa que conta com o DNA do CEJAM, que tem como missão ser instrumento transformador da vida das pessoas.

“A empatia e acolhimento passados às gestantes e acompanhantes durante todos os processos da gestação, parto e pós-parto, são o nosso maior trunfo para corresponder às expectativas da mulher”, afirma Dra. Anatália.

A coordenadora do programa explica que o parto e o nascimento acontecem de forma segura e respeitosa, baseado nos protocolos assistenciais com o apoio de uma equipe multiprofissional altamente qualificada, empenhada em trazer as crianças ao mundo de forma humanizada, ainda que dentro da unidade hospitalar, independente da modalidade de parto.

“Nós incentivamos que a mulher se torne protagonista de seu parto. Realizamos práticas como massagens, banhos terapêuticos, exercícios de respiração e musicoterapia. Todo o trabalho é realizado com a presença de um acompanhante de escolha da mamãe, que permanece o tempo inteiro ao seu lado. São questões simples, mas que tornam esse momento tão importante e inesquecível para ambos”, finaliza.

Confira a lista de unidades que contam com o Programa Parto Seguro:

Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha
Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa
Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mario Degni
Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto
Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula
Hospital Municipal Tide Setúbal
Hospital Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva
Hospital do Servidor Público Municipal

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Parto Seguro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!