Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

01 de Outubro de 2019

Prevenção ao suicídio mobiliza equipes do Hospital Municipal Evandro Freire no encerramento do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo chega ao fim, mas o pacto dos colaboradores do Hospital Municipal Evandro Freire e Coordenação de Emergência Regional da Ilha do Governador, gerenciados pelo CEJAM no Rio de Janeiro, na prevenção ao suicídio foi renovado. Além dos profissionais de saúde, a campanha envolveu acompanhantes e visitantes de pacientes que, durante quatro semanas, foram recepcionados por equipes da Psicologia e Assistência Social com panfletos e, claro, toda disposição para conversar sobre o tema.

O que é, como identificar, fatores de risco e como demover alguém da intenção de tirar a própria vida são alguns dos passos básicos repetidos seja nos folhetos, seja nas rodas de conversas e palestras. “É preciso passar as informações adiante.  Todos nós podemos ser multiplicadores. Suicídio é uma questão de saúde pública, mas tem prevenção”, afirmou o psicólogo Auri Mendes Jr., do HMEF/CER Ilha.

“Qualquer um de nós pode ajudar. E é simples fazer isso”, garantiu o psicólogo convidado Jefferson Muguet, pós-graduado em Neuropsicologia, na palestra para os colaboradores das unidades de saúde, fechando a campanha Setembro Amarelo na última segunda-feira (30). Ouvir com qualidade, ter empatia, oferecer acolhimento e considerar seus próprios limites são para o psicólogo quatro importantes momentos na ação de prevenção ao suicídio.

Durante o mês de setembro, unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM se mobilizaram em apoio à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Cajamar, Embu das Artes e Campinas. Palestras, materiais impressos, apresentações, rodas de conversa, entre outras atividades integraram as ações promovidas pelo time em prol de uma sociedade mais saudável. 

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Prevenção Saúde Mental Rio de Janeiro Setembro Amarelo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!