Aguarde...

17 de Novembro de 2015

Programa Parto Seguro CEJAM celebra o Dia da Prematuridade com ensaio fotográfico

Nem sempre o nascimento de um bebê é tranquilo como os pais esperam, mas desde a chegada do Programa Parto Seguro, parceria entre o CEJAM e a Autarquia Municipal de Saúde de São Paulo, muito já vem sendo feito na rede de saúde pública do município para que o recém-nascido possa ser bem atendido e ter uma recuperação mais humana e rápida.

Para marcar a reflexão social sobre o tema, é comemorado no dia 17 de novembro o Dia da Prematuridade. A data foi estabelecida com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção de partos prematuros e também defender a adoção de tratamentos cada vez mais adequados para garantir a sobrevida dos bebês. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 11,7% do total de nascimentos acontecem antes de 37 semanas de gestação no Brasil.

Para celebrar este dia, o CEJAM, por meio do Programa Parto Seguro realizou  nesta segunda-feira (16/11) um ensaio fotográfico como forma de celebrar a superação dos prematuros e apresentar a qualidade e a humanização do atendimento oferecido para as crianças que nascem antes do tempo.

Foi um dia de festa, orgulho e emoção para muitas mães que passaram tempos acompanhando seus filhos em UTIs, como Aline, mãe de Caio, que nasceu com menos de seis meses e foi atendido pela equipe do Hospital Tide Setubal. “Foi uma superação e hoje fiquei muito feliz por ter sido uma das mães escolhidas para participar do ensaio fotográfico”, conta a mãe, emocionada.

Dr. Fernando Proença de Gouvea, superintendente do CEJAM, participou do encontro e exaltou o trabalho do Programa Parto Seguro. “É uma satisfação muito grande ver o CEJAM engajado na causa da prematuridade”, destacou.

Idealizadora do evento, Dra. Márcia Zani falou sobre a importância de se abordar a prematuridade e como ela pode ser prevenida. “A prematuridade é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo e o pré-natal é medida importante para evitá-la”, explicou a médica neonatologista.

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

Os bebês prematuros enfrentam muitas dificuldades desde o momento que nascem. Muitas vezes seus órgãos ainda não estão desenvolvidos e eles precisam ficar em incubadoras durante meses. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, são quinze milhões de nascimentos prematuros a cada ano no mundo.

Com objetivo de discutir ações globais que possam enfrentar essa temática, conscientizar pacientes e colaboradores sobre como evitar partos prematuros e os cuidados a serem tomados no caso de bebês que nascem de forma precoce, foi estabelecido no dia 17 de novembro o Dia Mundial da Prematuridade.

A comemoração do Dia da Prematuridade no CEJAM foi tema de matéria para o Programa Encontro com Fátima Bernardes: http://globoplay.globo.com/v/4613914/ 

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

Parto Seguro

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!