Aguarde...

Saúde

Saúde

26 de Agosto de 2019

Time CEJAM da UBS Parque do Lago promove grupo sobre depressão na terceira idade

A depressão é uma doença multifatorial que vem aumentando progressivamente ao redor do mundo, afetando mais de 322 milhões de pessoas em todo o mundo e 11,2 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença acomete desde crianças e jovens até idosos. E, pensando nesse último público, o Time CEJAM da UBS Parque do Lago promoveu, na última sexta-feira (23), grupo para falar sobre depressão na terceira idade. 

O grupo foi promovido no Núcleo de Convivência do Idoso e abordou temas como os principais sinais e sintomas do transtorno depressivo. Além disso, houve sensibilização a respeito da dificuldade que a doença pode trazer na rotina, causando dificuldades no autocuidado e nas relações sociais.

Alterações no sono, irritabilidade, falta de energia e hipersensibilidade ao choro também foram fatores citados para a suspeita de depressão. “Enfatizamos que, na terceira idade, as pessoas precisam encontrar novas formas de viver com qualidade, isto é, de encontrar atividades que tenham prazer em realizar; evitar o isolamento e praticar atividades físicas”, comenta Fabiana Cury, gerente da unidade. 

Os idosos participantes também foram orientados sobre como procurar ajuda frente aos sintomas de depressão, salientando a necessidade de agendamento de consulta médica e de seguir orientações sobre o uso de medicamentos, caso seja necessário. 

“A maioria dos participantes procurou tirar dúvidas sobre a doença e alguns relataram que já realizam acompanhamento para depressão. A troca de experiências e os esclarecimentos sobre prevenção, sintomas e tratamento foram os aspectos que mais chamaram a atenção no encontro”, conta Fabiana.

O encontro é parte de iniciativa do Núcleo de Convivência do Idoso, onde são promovidos grupos para idosos duas vezes por semana. Os grupos são educativos e realizados sob supervisão de uma auxiliar de enfermagem e uma agente comunitária de saúde, tendo, em média, 30 participantes. 

Além dos grupos do NCI, a UBS Parque do Lago promove outras iniciativas voltadas para a população idosa, como Tai Chi Chuan, caminhada, terapia comunitária e oficina da memória.

Fonte: Imprensa, Comunicação e Marketing

São Paulo Terceira Idade

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!