Aguarde...

Saúde

Saúde

15 de Julho de 2019

Vacinação contra sarampo é prorrogada na capital paulista até 16 de agosto

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) iniciou, no dia 10 de junho, uma campanha de vacinação contra o sarampo no município voltada especificamente para jovens com idade entre 15 e 29 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de pessoas que pode ter deixado de tomar as duas doses da vacina, recomendadas pelo calendário nacional de imunização. Até o dia 11 de julho, o município de São Paulo aplicou 89.523 doses da vacina tríplice viral, mas ainda há um grande número de pessoas potencialmente expostas ao vírus que precisa se imunizar.

Por conta disso, a Campanha de Vacinação, que inicialmente seria finalizada em 12 de julho, foi prorrogada até 16 de agosto. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal no público-alvo da campanha. A adesão à vacinação é fundamental para conter o surgimento de novos casos da doença na capital. De janeiro até o dia 4 de julho, a cidade confirmou 111 casos de sarampo, sendo 8 importados e 103 em fase de investigação quanto ao provável local de infecção. A cidade não apresentava casos da doença desde 2015.

Com ampliação do prazo, São Paulo passa a fazer parte da Campanha Intermunicipal de Vacinação Contra o Sarampo, que inclui as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco e Guarulhos, todas na região metropolitana de São Paulo que foram definidas como locais prioritários para a vacinação.

A campanha prevê a realização de Dia de Mobilização Intermunicipal contra o Sarampo no sábado, 20 de julho, com diversas ações para intensificar a vacinação entre pessoas pessoas da faixa etária de 15 a 29 anos.

A vacina tríplice viral está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Além disso, a vigilância, em parceria com as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), tem realizado ações de vacinação extramuros em universidades, terminais de ônibus, estações de trem e metrô, shoppings centers, praças e parques do município para facilitar o acesso à vacina e melhorar a cobertura vacinal.

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba (SCR), além de segura, é a única forma de prevenir a ocorrência dessas doenças.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de São Paulo

Deficiente Saúdavel Sarampo São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!