Aguarde...

Parto Seguro

Parto Seguro

29 de Maio de 2019

7° oficina de DIU pós-parto é realizada nesta quarta (29) pelo Programa Parto Seguro

O dispositivo intrauterino (DIU) de cobre é um método anticoncepcional de barreira que vem sendo discutido ao longo dos últimos anos por se tratar de uma alternativa duradoura - pode ser utilizado por até 10 anos - e que dispensa a utilização de hormônios, evitando possíveis efeitos colaterais relacionados aos anticoncepcionais em forma de comprimidos.

Pensando nas vantagens da utilização desse método, especialmente entre jovens mulheres que querem evitar a gravidez não planejada, o Programa Parto Seguro, gerenciado pelo CEJAM em 9 hospitais municipais de São Paulo, oferece a inserção do DIU de cobre gratuitamente a mulheres após o parto.

O procedimento, em condições normais, pode ser realizado em aproximadamente 10 minutos após o parto, sendo ele normal, cesariano ou pós-abortamento. A informação é de Ana Lúcia da Silva, supervisora técnica do programa e uma das coordenadoras da 7a oficina de DIU pós-parto, realizada nesta quarta-feira (29), na Escola de Saúde CEJAM.

Ela explica que a utilização do dispositivo ‘raríssimas vezes traz complicações, como infecções e hemorragias’. Além disso, por ser um método duradouro, sem custo para quem o insere pelo Parto Seguro e que pode ser removido a qualquer momento, o DIU facilita o planejamento familiar.

Após a inserção do método, é necessário realizar uma consulta médica depois de 40 dias, mantendo o acompanhamento anual (de rotina). Vale ressaltar que o DIU não atrapalha ou interfere em exames ginecológicos, conforme explica Ana Lúcia.

A oficina de DIU pós-parto contou com 18 enfermeiras obstetras que atuam em hospitais de diferentes regiões da cidade de São Paulo, como zona sul, zona norte e zona leste, e foi dividida em discussão teórica e prática.

Na discussão teórica, conduzida pela supervisora técnica Keila Barros, foram abordados os tópicos:

  • Importância do DIU de cobre no planejamento reprodutivo
  • Critérios de elegibilidade dos métodos anticoncepcionais (OMS)
  • Mudanças de paradigmas contraceptivos
  • Mecanismo de ação e vantagens do DIU
  • Considerações legais
  • Técnicas de inserção do dispositivo intrauterino

Durante a parte prática da oficina, realizada na parte da tarde, as participantes simularam a inserção do DIU de cobre em manequins e úteros artesanais. As enfermeiras obstetras receberam certificado ao final do encontro.

Fonte: Bianca Ribeiro/Imprensa, Comunicação e Marketing

Parto Seguro São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!