Aguarde...
02 de Dezembro de 2024
A confiabilidade junto aos cidadãos que usam os sistemas de saúde está entre os principais objetivos, e também desafios, das instituições que se dispõem aos processos de qualificação, com foco em melhorar as práticas e resultados de seus serviços.
Esse foi o tema central da conferência sobre Panorama da Qualificação dos Sistemas Públicos de Saúde, realizada pelo Hospital Municipal Evandro Freire e CER Ilha do Governador, em 21/11, no auditório das unidades, gerenciadas pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio. O evento contou com transmissão online pelo canal da instituição.
O conferencista convidado pelo Evandro Freire foi o especialista em Gestão da Qualidade e Acreditação na área da Saúde, o médico Carlos Hiran Goes de Souza. Ele é CEO do Accreditation Pathways Institute, especialista da ISQua e membro fundador da Academia Internacional de Qualidade e Segurança em Saúde (IAQS).
"A confiança do usuário resulta da capacidade de resposta às suas necessidades e expectativas. A qualificação é um processo que nos capacita para dar essas respostas, entregar segurança e qualidade esperadas por quem presta e quem usa os serviços", afirma o especialista.
Programas de acreditação e certificação são caminhos para acessar padrões de qualidade e nortear a autoavaliação e melhorias que, lembra o especialista, precisam ser contínuas. O HMEF e a CER Ilha são unidades certificadas com selo ONA 1 (Organização Nacional de Acreditação).
“A discussão sobre a qualificação dos setores na saúde está cada vez mais atual pelo mundo e vem ganhando relevância no setor público. No Brasil, também temos caminhado no sentido de consolidar melhorias na prestação de serviços pelo SUS, mas ainda com muitos desafios a serem vencidos. É possível ter qualidade no setor público”, pontuou o diretor-geral da Regional CEJAM Rio e do Hospital Municipal Evandro Freire, Tiago Velloso.
A conferência reuniu direção e equipes do HMEF/CER Ilha; profissionais da área acadêmica e da Saúde do Rio e do município de Niterói, entre elas a professora Ligia Bahia da UFRJ e o professor Francisco Braga do Observatório Nacional de Hospitais da Fiocruz Saúde; o coordenador geral de Saúde da Área Programática 3.1 da SMS Rio, Waldyr Gomes Pires, e da diretora-geral do Hospital Municipal Souza Aguiar, Paula Travassos, a diretora do Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, Ana Murai, e Guilhermina Galvão, coordenadora médica do PADI Ilha do Governador.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!