Aguarde...

Saúde

Saúde

03 de Fevereiro de 2023

Dia Mundial de Combate ao Câncer: atenção aos sinais e fatores de risco

Foto: Freepik

O termo câncer se refere a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos do corpo. Ele surge por meio de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber informações errôneas às suas atividades.

O processo de formação acontece lentamente e pode levar anos para ser identificado. No entanto, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima, entre 2023 e 2025, 704 mil novos casos de câncer ao ano, sendo os de mama e próstata os tipos com maior incidência no Brasil.

Anualmente, no dia 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de aumentar a conscientização e educação sobre a doença, que é a segunda que mais mata, atrás apenas das doenças cardíacas.

Nesse sentido, o CEJAM reforça a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção, tratamento e acompanhamento dos cidadãos e ilustra a efetividade desse cuidado com o caso recente de uma paciente, diagnosticada com câncer de colorretal.

Luciana Venturolli, gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Nakamura, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, conta que Elvira Irineu da Silva, 70, começou a ser acompanhada pela unidade em 2014. Mas foi em setembro de 2021, em uma consulta médica agendada após sentir um desconforto na região, que a paciente foi encaminhada a um cirurgião geral.

Em outubro do mesmo ano, conforme a gerente da UBS, D. Elvira passou em consulta com um especialista, que, após um exame clínico e algumas suspeitas, solicitou exames complementares, dentre os quais ressonância magnética e colonoscopia.

Após averiguação dos resultados, foi confirmado o diagnóstico de câncer de colorretal. A paciente, então, foi encaminhada pela UBS ao oncologista, dado início ao tratamento em 4 de fevereiro de 2022. Na ocasião, foram realizadas 27 sessões de radioterapia e 35 de quimioterapia, com término em novembro do ano passado.

Eugênia, filha da paciente, conta que iria antecipar o seu período de férias no trabalho para conseguir custear os exames de forma particular, porém, devido à agilidade do SUS, não foi necessário optar pela rede privada e os exames foram realizados em menos de 30 dias.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens, após o câncer de próstata e de pulmão, e o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Estima-se cerca de 40 mil novos casos da doença anualmente.

“Levar uma vida saudável, manter uma dieta rica em alimentos saudáveis, praticar atividade física regular e restringir embutidos e bebidas alcoólicas ainda são as principais formas de prevenção do câncer”, destaca Luciana.

Mamografia

O Dia Nacional da Mamografia, instituído em 2008, é celebrado em 5 de fevereiro, com o objetivo de chamar atenção para a importância do exame na detecção precoce de alterações nas mamas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos.

O autoconhecimento também é de suma importância para identificar possíveis alterações mamárias, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação corriqueira.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

UBS Jardim Nakamura Câncer Dia Mundial do Câncer

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!