Aguarde...

23 de Maio de 2017

Dia Nacional da luta antimanicomial é marcado por ações nas unidades do CEJAM

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, tem como objetivos propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental e, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais.

Para marcar a data, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) gerenciados pelo CEJAM desenvolveram ao longo da última semana diversas ações com seus usuários. Além das atividades na Unidade, o CAPS Álcool e Drogas Jd. Ângela participou de uma caminhada na Avenida Paulista no dia 18 em prol da prática de um tratamento mais humanizado para quem tem problemas mentais ou decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

“O Movimento da Luta antimanicomial se caracteriza pelo combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental. Ele surge também para lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, explica Carla Falcão Bouth, gerente do CAPS AD Jd. Ângela.

O CAPS Infantojuvenil M’Boi Mirim comemorou a data com atividades educativas como jograis, cordel musical, roda de conversa sobre a história da psiquiatria no Brasil e dança circular. “A Luta Antimanicomial representa uma mudança de paradigma: o tratamento baseado em internações prolongadas em hospitais psiquiátricos é substituído por políticas públicas que apoiam o tratamento humanizado e que proteja seus usuários contra qualquer forma de abuso ou exploração”, diz a gerente Fabiana Cury.

OUTRAS AÇÕES
A UBS Integral Vera Cruz realizou palestras nas salas de espera da Unidade. No grupo de atividades manuais da equipe de saúde mental, que ocorre todas as terças-feiras, foram confeccionados e expostos cartazes com frases reflexivas sobre o tema. A ação foi coordenada pela terapeuta ocupacional Ana Luiza Lanza e pela psicóloga Melmoara Prandi de Melo.

LUTA ANTIMANICOMIAL
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído em 1987 na cidade de Bauru e deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema ""Por uma sociedade sem manicômios"" e inaugurando uma nova trajetória no tratamento psicossocial. “Os CAPS surgiram como um espaço de tratamento onde não haja a exclusão da vida social ou a perda dos direitos, mas sim, fortalecer a autonomia do sujeito para que ele se mantenha protagonista de sua vida e de suas escolhas”, diz Carla Falcão.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.