Aguarde...

05 de Junho de 2017

Grupo da Papinha trabalha a promoção de hábitos saudáveis desde a primeira infância

O “Grupo da Papinha” é promovido toda última quarta-feira do mês pela equipe de profissionais da UBS Jardim São Bento com o objetivo de orientar as mães sobre a melhor forma de realizar a introdução alimentar, manter o aleitamento materno complementar de seus filhos e assim, promover hábitos saudáveis desde a primeira infância.

O grupo é voltado principalmente para mães de bebês de quatro, cinco e seis meses, pois segundo a fonoaudióloga e uma das profissionais responsáveis pelo grupo, Camila Maximino, “é neste período, quando a mãe retorna ao trabalho, que surgem as principais dúvidas. Por isso, também abordamos a questão da ordenha, armazenamento e a oferta correta do aleitamento materno”.

Além disso, as orientações oferecidas desde o início garantem uma atenção maior à educação nutricional, evitando obesidade infantil e casos de alergias ou intolerâncias alimentares provocadas pela introdução antecipada de certos alimentos.

“Nós apresentamos às participantes a forma de preparo, armazenamento correto, higienização e a consistência adequada de acordo com a faixa etária. Esclarecemos também os tipos de alimentos corretos para cada fase, como por exemplo, o leite de vaca e derivados a serem introduzidos a partir de um ano de vida e os alimentos com alto poder alergênico, como o mel e as oleaginosas que devem ser inseridos só após dois anos de vida”, explica a nutricionista Kelcey Teixeira.

O último encontro contou com o apoio dos alunos da UNASP, que promoveram uma degustação e participaram das orientações. Entre os assuntos que ainda geram questionamentos entre as participantes está a consistência correta dos alimentos, “é um mito achar que a papinha precisa ser batida no liquidificador. É importante que aos poucos os pedacinhos sejam introduzidos para que a musculatura do bebê se fortaleça”, explica a fono.

Os prejuízos do uso de mamadeira e chupeta também são abordados durante os encontros. “São raras as mães que não oferecem mamadeira ou chupeta para seus filhos. Aqui, conversamos com elas e trabalhamos a prevenção ao uso prolongado”, complementa Camila.

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.