Aguarde...
12 de Fevereiro de 2019
A manhã desta terça-feira (12/02) foi marcada por um encontro mais que especial na sede do CEJAM: representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) prepararam um treinamento rico em histórias, exemplos, empatia e bom humor, para os colaboradores.
O treinamento teve foco na inclusão e no acolhimento de pessoas com deficiência, uma vez que, a partir de fevereiro, o Instituto de Responsabilidade Social CEJAM, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), passa a oferecer atendimento ginecológico gratuito para mulheres com deficiência e suas acompanhantes.
“Onde está a deficiência: nas pessoas ou nos ambientes?”. Foi com essa reflexão que uma das representantes da SMPED introduziu aos participantes a discussão sobre a importância da acessibilidade, do respeito e, sobretudo, da não subestimação de pessoas com deficiência.
“Nunca pergunte se uma pessoa com deficiência consegue ou não fazer alguma coisa. Não a subestime. Nós temos que valorizar e incentivar o protagonismo e a autonomia dessas pessoas”, comenta a representante.
Durante o treinamento, foram expostos exemplos de atitudes cotidianas que podem fazer toda a diferença na hora de atender uma pessoa com deficiência. Além da acessibilidade necessária e da importância de diminuir as chamadas barreiras comunicacionais, de transporte e tecnológicas - ações ou circunstâncias que impedem ou prejudicam a inclusão de pessoas com deficiência - é fundamental sempre perguntar se a pessoa quer ou precisa de ajuda, antes de se dispor a ajudá-la, por exemplo.
Outro ponto-chave do treinamento foi a dinâmica em que todos os participantes viraram de costas para o palco do auditório, fecharam os olhos e ouviram o áudio de um vídeo das Paralimpíadas do Rio de 2016, sem saber do que se tratava. Ao abrirem os olhos, assistiram a cenas emocionantes de superação envolvendo pessoas com deficiência. Confira o vídeo abaixo:
Sobre o programa de atendimento a mulheres com deficiência
Maria de Fátima Barbosa é uma das primeiras mulheres com deficiência a participar da iniciativa do IRS CEJAM. Após entrar em contato com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, foi encaminhada para o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), onde conseguiu atendimento ginecológico gratuito. “O atendimento foi maravilhoso, desde a recepção até a consulta. Adorei as médicas também, especialmente a Dra. Denise. Foi tudo nota dez”, celebra.
O atendimento é disponibilizado todas as terças-feiras para mulheres com deficiência e acompanhantes. Para agendamento de consultas, é preciso entrar em contato diretamente com a SMPED, por meio do telefone: (11) 3913-4038.
Por mês, serão atendidas em média oito mulheres com deficiência. Para mais informações sobre o PAISM, clique aqui.
Fonte: Bianca Ribeiro/ Assessoria de Comunicação
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!