Aguarde...

30 de Junho de 2017

Junho Vermelho: ação do IRS CEJAM destaca importância de se doar sangue

Nesta sexta-feira (30/06), o Instituto de Responsabilidade Social CEJAM, por meio do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM), promoveu um apitaço na Praça da Liberdade para chamar a atenção da população sobre a importância de se doar sangue. A ação ocorreu em parceria com a Operação Conta Gotas e a participação de voluntários do Programa Dr. Conforto e estudantes de enfermagem da UNINOVE.

Além de distribuir folhetos informativos, os voluntários orientaram as pessoas que passavam pelo local a respeito da doação. Adriane A. Lima é doadora há oito anos e conta que por conta de doações, superou um problema grave de saúde. “Certa vez eu fiquei 45 dias em coma e, devido o meu problema, precisei muito de sangue. Hoje sou doadora e vejo que só estou fazendo a minha parte”, diz.

Em julho, o número de doações nos hemocentros diminuem draticamente devido à queda nas temperaturas, que fazem as pessoas ficarem mais em casa, e as férias escolares. Outro desafio a ser superado são os estoques de sangue do tipo O ­negativo, o mais raro e que é usado em situações de emergência, já que pode ser infundido em qualquer pessoa sem que ocorra rejeição do organismo.

Ana Luiza Teixeira conta como começou a doar. “Virei doadora quando meu avô precisou. Foi uma ação que eu achei muito boa e desde então eu nunca parei. É uma atitude que não faz mal e todo mundo que pode ser um doador deveria fazer o mesmo”.

SEJA UM DOADOR
A Organização Mundial da Saúde recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um país sejam doadores, porém no Brasil este número cai para 1,9% da população. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e apresentar documento original com foto recente. Também é preciso estar atento ao intervalo entre doações. Mulheres devem esperar 90 dias entre um procedimento e outro; já os homens têm que aguardar 60 dias.

A ação foi destaque no jornal SPTV 1ª edição, da TV Globo. Clique aqui e assista!

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.