Aguarde...

15 de Setembro de 2015

Mogi amplia ações de combate à  dengue por meio de ações educativas

Mogi das Cruzes está utilizando uma nova arma de combate à dengue: a comunicação lúdica. Depois de realizar as visitas casa a casa, os bloqueios e as demais ações necessárias e de rotina, a equipe do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue está promovendo uma apresentação teatral para alunos das escolas dos bairros trabalhados. O objetivo é fixar as orientações na comunidade e garantir o apoio de todos na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

O novo trabalho está em andamento desde o mês passado e se concentra inicialmente nas fronteiras de Mogi das Cruzes com outros municípios. “Já estivemos no Conjunto Novo Horizonte e estamos trabalhando agora no Jardim Piatã. A ideia é ampliarmos as ações preventivas neste período de inverno e nos prepararmos para a chegada do verão e das chuvas, quando aumenta o número de casos”, explica a veterinária Débora Murakami Campos, coordenadora do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue.

Na última semana, a peça teatral “Chapeuzinho Amarelo e o Mosquito Mau” foi encenada na Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano, complementando o trabalho realizado no Jardim Piatã, na divisa de Mogi das Cruzes com Itaquaquecetuba. “O trabalho foi realizado em conjunto com a Sucen – Superintendência de Controle de Endemias – que percorreu o bairro na área de Itaquaquecetuba”, explicou Débora.

Na escola, a atividade foi muito bem recebida pelas crianças, que passam a atuar como agentes multiplicadores. “As crianças levam as informações e orientações para a casa e transmitem para seus familiares todo o conhecimento que foi passado pelos técnicos. Foi tão bom que solicitamos novas apresentações para os demais alunos”, informou a vice-diretora Cristiane Conceição do Carmo. A Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano funciona em período integral, atende 360 alunos e receberá novas apresentações nesta terça-feira (15/09).

Histórico

Mogi das Cruzes realiza um trabalho permanente de combate à dengue. Todos os dias, os agentes de controle de vetores percorrem a cidade para verificar se há criadouros do Aedes aegypti nos imóveis da cidade. No primeiro semestre deste ano, a equipe realizou 38.416 procedimentos e ações diversas de combate ao Aedes aegypti na cidade. As ações fazem frente ao aumento no número de casos de dengue registrados em todo o estado de São Paulo e também na cidade. Neste ano já foram confirmados 858 casos de dengue no município, sendo 720 autóctones e 138 importados.

Em toda a cidade, as pessoas precisam continuar atentas a situações de água parada, que vão desde piscinas até recipientes esquecidos no quintal, com alerta especial para recipientes móveis, como baldes, bebedouros, pratos de plantas e outros materiais que podem ser removidos. Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos e nas juntas, a orientação é procurar assistência.

Quem tiver alguma dúvida sobre as ações do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue pode entrar em contato pelo telefone 4794-4343. Já as denúncias devem ser registradas na Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162.

Fonte: Portal da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!