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13 de Abril de 2017

O cuidado com os prontuários desenvolvido com qualidade pela UBS Jardim Lídia

O prontuário é um documento único que traz um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada. Ele é de caráter legal, sigiloso e científico e possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.

O cuidado com o prontuário revela não só o zelo com o paciente, mas com a qualidade da informação, levando a um atendimento mais seguro e resolutivo. Pensando nisto, a UBS Jardim Lídia realizou um extenso trabalho de padronização de seus prontuários, de acordo com preconizado pela equipe CRP da Coordenação Técnico Administrativo CEJAM Capão Redondo.

“Após territorialização, começamos este trabalho em julho de 2016. Nossos prontuários eram muito antigos e fora do padrão CEJAM. Quando os novos prontuários e materiais chegaram, nós dividimos entre os agentes de saúde que iniciaram a transcrição dos velhos para os novos. Após o preenchimento, todos foram conferidos individualmente, item por item. Eles foram separados por cores, números e famílias”, conta a Viviane Bueno, enfermeira RT da Unidade.

Na Estratégia Saúde da Família, ele é “da casa”. Ou seja, se a família mudar de endereço, o número do prontuário não muda. O que é deslocado é a evolução daquela família. Por isso, houve o cuidado para que as anotações fossem feitas a lápis.

“Quando terminamos a padronização dos prontuários, começou a fase da mudança. Para isto, fizemos um mutirão com todos os funcionários em um sábado, com todos os funcionários. Foram quase 10 horas de trabalho para transferir os quase sete mil prontuários”, completa Viviane.

Atualmente, os colaboradores reconhecem o esforço e se sentem orgulhosos pelo trabalho desenvolvido. “Foi um mutirão. Ficamos durante um sábado inteiro envolvidos em meio de papéis antigos. Organizamos todos os prontuários, folha por folha. Hoje o sentimento é lindo, pois facilita muito a nossa vida hoje”, explica a agente comunitária Maria Lúcia de Almeida.

“Foi gratificante principalmente por ser um trabalho coletivo. Foi cansativo, mas também muito descontraído. Todo mundo interagiu. Valeu muito a pena”, conta Regiane Ferreira, agente comunitária da UBS.

“Após a reorganização do Setor de Arquivo de Prontuários (SAP), implementamos a rastreabilidade, onde anotamos todos os números de prontuários que são encaminhados para outros setores e ao final do dia devem ser devolvidos, evitando a perda e facilitando o fluxo de atendimento da Unidade”, explica Hugo Mendes, gerente da UBS Jardim Lídia.

Agora, a UBS tem um novo desafio: em conjunto com a Coordenação iniciou um projeto piloto para instituir comissão interna de revisão de prontuários, o que irá garantir a continuidade do processo de melhorias.  

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM

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