Aguarde...

26 de Setembro de 2017

Programa Acompanhante de Idosos da UBS Jardim Maracá celebra primeiro aniversário

Trabalhar com foco na recuperação, na autonomia e na independência da pessoa idosa por meio de ações de cuidado domiciliar é um dos principais objetivos do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) da UBS Jardim Maracá. Nesta segunda-feira (25/09), usuários, colaboradores e lideranças do CEJAM se reuniram para comemorar o primeiro aniversário do programa na Unidade.

“Fico muito feliz por este programa, pois ele é voltado especificamente para a população que mais precisa. O serviço de saúde precisa dar uma atenção especial a esses pacientes e o PAI, por meio de seus acompanhantes de idosos (ACI) e demais profissionais, tem feito essa iniciativa progredir e atender a quem precisa”, destacou o superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença.

O evento foi repleto de alegria e homenagens. “Hoje comemoramos o primeiro ano do PAI Maracá, que já está sendo um sucesso devido ao empenho de todos os colaboradores que trabalham em conjunto para oferecer o melhor à população idosa da região”, disse Joice Sales, supervisora técnica do programa na OS CEJAM.

Implantado na Unidade em setembro de 2016, o programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde voltada para idosos em vulnerabilidade social e dificuldades de mobilidade. Atualmente, 211 idosos estão cadastrados e são atendidos na UBS Jardim Maracá. Os pacientes contam com a dedicação de 16 acompanhantes de idosos que trabalham em parceria com a Estratégia Saúde da Família e visitam os usuários semanalmente.

“Gostaria de felicitar a todos os envolvidos com o PAI, pois a Unidade tem feito uma grande diferença no território”, afirmou Neusa Cavalcanti, assessora técnica da saúde da pessoa idosa na Supervisão Campo Limpo.

SUCESSO
Para Solange Pinto, supervisora do PAI Maracá, o programa é considerado um sucesso. “Antigamente, os idosos vinham à Unidade apenas nos dias de consulta. Hoje, eles vêm para outras atividades como artesanato, pintura, rodas de conversa e demais ações que beneficiam não apenas a saúde física, mas também mental. Hoje nós vemos a alegria nos olhos de cada um deles”, diz.

“Estou adorando este programa. Eu me sinto feliz quando a [minha acompanhante] Kate vai lá em casa e a gente conversa, joga baralho, desenha, canta. É muito bom mesmo e gostaria que existisse em todos os postos de saúde”, conta emocionada Geraldina Martins Leite, 79 anos.

“Não há nada mais gratificante do que ver o sorriso ou receber um abraço de um paciente. É uma sensação única que não tem preço”, diz Raul de Jesus Pinheiro, acompanhante de idoso.

101 ANOS
A comemoração também contou com um momento especial. Os colaboradores realizaram uma homenagem à Olga Carvalho Cantoni, usuária do Programa que completou 101 anos de vida este mês. “Gosto muito deste trabalho realizado nos lares dos idosos. A ACI Daiane, que acompanha minha mãe, é amorosa e tem ajudado bastante a gente. Além da companhia, ela ajuda minha mãe a andar, a fazer alguns exercícios. Ela tem sido uma bênção. Que esse trabalho de vocês continue sempre”, parabenizou Eleni Cantoni.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.