Aguarde...

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

14 de Julho de 2021

Responsabilidade Social: ação arrecada absorventes íntimos para auxiliar no combate à pobreza menstrual

Foto: Freepik

Falta de acesso a absorventes, medicamentos e banheiros adequados, além tabus e preconceitos. Esses são alguns fatores vinculados à pobreza menstrual, problema que afeta milhões de pessoas que menstruam, no Brasil.

Pensando nisso, o CEJAM, por meio do Instituto de Responsabilidade Social “Dr. Fernando Proença de Gouvêa”, iniciou uma ação para arrecadar absorventes íntimos externos entre os colaboradores da Sede Administrativa. As doações serão entregues para meninas e mulheres, entre 12 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade, que residem na Baixada do Glicério, em São Paulo, e são atendidas pelo IRS. Elas também receberão folders informativos sobre o assunto.

De acordo com o estudo: “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, lançado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de 4 milhões de meninas vivem sem acesso a itens básicos de cuidados menstruais nas escolas e cerca de 713 mil não possuem chuveiro ou banheiro em suas casas.

Diante dessa realidade, pedaços de panos, roupas velhas e jornais são utilizados para conter o fluxo menstrual, podendo ocasionar alergias e infecções. Já no âmbito da saúde emocional, pode afetar a autoestima e o desenvolvimento pessoal e profissional dessas pessoas, dificultando, por exemplo, a realização de atividades físicas e até educativas, como ir à escola.

“Quando falamos em mulheres em situação de vulnerabilidade social existe a questão da pobreza menstrual, que é quando a pessoa não consegue ter o mínimo de cuidado com a higiene íntima dela. Precisamos ter um olhar mais apurado para conseguir trabalhar e lidar com essa problemática”, destaca Flávia Vieira, Assistente Social do IRS.

Vale ressaltar que o combate à pobreza menstrual contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 5, relacionados à saúde e ao bem-estar e à igualdade de gênero e empoderamento feminino, respectivamente.

Como participar?

As doações de absorventes íntimos externos e descartáveis serão aceitas até o dia 30/7 e devem ser entregues ao Instituto de Responsabilidade Social "Dr. Fernando Proença de Gouvêa", no 3º andar, da Sede Administrativa.
Participe!

Fonte: Imprensa, Criação & Marketing

Saúde Responsabilidade Social

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!