Aguarde...

29 de Março de 2018

São Paulo: PAVS promove trilha monitorada na zona Sul

Nesta segunda-feira (26/03), o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Organização Social Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) promoveu a primeira trilha monitorada em área de manancial no território da UBS Horizonte Azul.

A atividade foi realizada com os Agentes Comunitários de Saúde das UBS Horizonte Azul e Vera Cruz, e foi conduzida por Izabel Santos e Moacyr Turuzawa, Agentes de Promoção Ambiental (APA) do programa.

Como surgiu a ideia

A articulação para desenvolver o programa começou em fevereiro, quando Izabel recebeu do seu gestor a missão de explorar mais o extenso território arborizado da área. Como a represa de Guarapiranga envolve a região, eles escolheram o Dia da Água (22 de março) para realizar a atividade.

“Como eu já tinha experiência em implantar trilhas em outros locais, a Izabel me chamou para criarmos as estações e definirmos os assuntos que seriam abordados”, conta Moacyr.

Durante o trajeto, o grupo parou em cada estação para conhecer um pouco mais da natureza local. Seguindo o caminho de um corpo d'água da região, foram abordadas questões como preservação da água, mananciais, poluição de recursos hídricos, plantas não convencionais que podem ser usadas na alimentação, entre outras, com os participantes tendo suas dúvidas esclarecidas pelos monitores ao longo do percurso.

“Achei a trilha maravilhosa por causa do contato com a natureza. Eu gostei de ficar conhecendo as curiosidades relatadas pelos monitores e de saber mais sobre o bambu, que tem uma união com a natureza, e que nós podemos ter esse mesmo envolvimento com o próximo”, diz a Maria Cirene Alves, Agente Comunitária de Saúde.

Conhecer para preservar

Além de ser parte da comemoração do Dia da Água, a atividade serviu como um piloto de uma série de trilhas que serão realizadas com grupos escolares, adultos e profissionais de educação e saúde.

A Agente de Promoção Ambiental Izabel Santos destacou o impacto causado pela atividade na vida dos participantes do projeto: “As pessoas conhecem muito pouco sobre o assunto, muitas acham que as aves nascem em gaiolas, e as tartarugas nas feiras livres, por exemplo. Por isso, é muito importante a gente trabalhar essa questão, explicar de onde esses animais vêm, os riscos que correm, e sensibilizar as pessoas para preservarem a natureza porque um dia tudo isto pode acabar”, adverte.

Para Moacyr Turuzawa é muito importante expandir essas ações: “Só preservamos e cuidamos do que a gente conhece. Por isso, trazer a galera para ter esse contato mais profundo com a natureza é fundamental”.

Serviço
Para participar das próximas trilhas monitoradas pelo PAVS CEJAM, cadastre o seu grupo pelo e-mail: apahorizonteazul@gmail.com

Fonte: Comunicação CRSSUL

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.