Aguarde...

30 de Agosto de 2017

UBS Jd. Nakamura organiza oficina de culinária de Plantas Alimentícias Não Convencionais

Certas plantas não estão habitualmente na mesa dos brasileiros, por falta de conhecimento ou receio de que sejam nocivas. Com o intuito de apresentar o possível uso na culinária dessas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), o PAVS da UBS Jardim Nakamura promoveu nesta quarta-feira (30/08) uma oficina culinária a alunos e professores da EMEF Clemente Pastore, localizada na região.

O agente de promoção ambiental da Unidade Francisco das Chagas reuniu a garotada para apresentar algumas plantas, muitas delas até então desconhecidas pelos participantes, tais como capuchinha, taioba, dente-de-leão, peixinho e jambo. Durante a conversa, o APA explicou os benefícios nutricionais de cada alimento.

Em seguida, o Superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença de Gouvêa, prestigiou a ação e destacou a importância de uma alimentação saudável. “No dia a dia nós deixamos de lado muitos alimentos de alto valor nutritivo, o que pode gerar um problema de saúde no futuro. Temos que aprender a nos alimentar corretamente, não apenas comer”, disse.

Com o apoio dos agentes comunitários de saúde da Unidade e dos agentes de promoção ambiental das UBSs Santa Lúcia, Alto do Riviera, Jardim Herculano e Parque do Lago, os alunos aprenderam a fazer farofa de taioba, patê de capuchinha, suco com flores de jambo, torta de dente-de-leão e folhas de peixinho empanadas.

O objetivo da oficina é ampliar o conhecimento sobre o assunto ajudando a aumentar a diversificação dos cardápios e dos nutrientes ingeridos pelos adolescentes. Além de conhecerem novas receitas, a garotada colocou a mão na massa. “Eu gostei bastante das receitas, de como fazer e, principalmente do suco com laranja, melancia e flor de jambo. Nunca imaginei que dava para fazer isso com uma flor”, disse uma estudante.

PAVS CEJAM
O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) CEJAM desenvolve projetos que favorecem a educação ambiental, promoção de saúde e prevenção de doenças, atuando junto aos profissionais da Estratégia Saúde da Família apoiados por agentes de promoção ambiental (APA). O programa faz a gestão dos projetos socioambientais nas 31 Unidades da zona sul sob gestão do CEJAM, fornecendo subsídios técnicos para o desenvolvimento de projetos socioambientais.

Confira algumas fotos: http://bit.ly/2gsbxdz 

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.