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15 de Maio de 2023
Sob o tema “Humanização, Excelência e Inovação Aplicada ao Cuidado”, o CEJAM realizou no último dia 12 de maio, seu 2º Simpósio de Humanização.
O evento teve como objetivo celebrar as melhores experiências por nível de atenção nas Unidades gerenciadas pela instituição e premiar as iniciativas implementadas, fortalecendo, assim, o modelo assistencial institucional humanizado, centrado na pessoa, família e comunidade.
“Com esse simpósio, fica o registro de uma marca que podemos fazer mais humanização e acolhimento, de que o trato com o próximo tem que melhorar a cada dia. Fica aqui um legado enorme da aproximação com o usuário do sistema e sua família. A família sofre por não ter informação, o usuário sofre por não ter o contato com a família. Vamos fazer essa conexão, fazer acontecer”, afirmou Ademir Medina, CEO do CEJAM.
O encontro também contou com uma palestra da enfermeira Maria Júlia Paes da Silva, professora Titular pela Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e livre docência na área de comunicação interpessoal, além de autora de alguns livros, como "Comunicação tem remédio", "O amor é o caminho - maneiras de cuidar", "Qual o tempo do cuidado?" e "Liderança em 4 atos".
“Nós ainda temos um cérebro primitivo, nós ainda reagimos também instintivamente. Nós ainda temos que ter consciência de que se não trabalharmos com a potencialidade de sapiência, nós reagimos, e não decidimos. Eu tenho acreditado e investido no cuidado sábio, sapiens, em que você não vê, necessariamente, tudo que a pessoa quer e não tem condições. Por exemplo, você não pode tirar uma pessoa de uma condição de doença terminal, mas eu não preciso reduzir a dignidade dela, eu posso tratá-la com respeito, estimular a autonomia e qualificar a vida dela”, explicou.
Sobre os avanços de humanização na área, a especialista destacou que a pandemia resgatou algumas coisas, como o olho a olho, por conta da máscara e da proximidade com o paciente. “A pandemia resgatou a importância do cuidado. Nós temos avanços, mas a tecnologia não avança na velocidade da ética, ela é mais rápida. Então, se eu não refletir sobre o uso da tecnologia, eu perco muito”, reiterou.
Na ocasião, o psiquiatra Dr. Marcos Duchêne contou uma experiência vivenciada por ele com um parente, na qual o acolhimento e a humanização foram essenciais. “Tive uma experiência com um parente, com um problema muito grave de saúde, e a forma como ele foi acolhido, atendido, foi uma experiência extremamente positiva, longe da família, em outro país, demonstrando o quanto foram importantes a humanização e o acolhimento, desde o primeiro momento até o término do tratamento. Eu tenho formação em neuropsiquiatria, então, sempre vejo, independente da área, como é essencial o acolhimento, o contato, a conversa, tanto para ajudar o paciente como para desvendar o problema dele”, afirmou o especialista.
O encontro ainda reconheceu os melhores trabalhos científicos de destaque, desenvolvidos nas unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM, como os projetos: “Odonto para Todos” (voltado para o atendimento odontológico de pessoas em situação de rua - AMA/UBS Jardim Capela), “Concierge na Atenção Primária à Saúde” (CEJAM), “A importância do espaço lúdico na humanização da assistência em saúde infantil” (AMA 24h Capão Redondo), “Placentária Obstétrica... Eternizando a árvore da vida” (Parto Seguro do Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha), “Facilitação do Cuidado de Maneira Transversal Transformando Vidas” (AME Itu), “Ambulatório de Oncologia: Cartilhas Educativas aos Pacientes e Cuidadores” (Hospital Estadual de Franco da Rocha) e “Prontuário Afetivo na Saúde Mental” (CAISM Franco da Rocha).
Por fim, o evento contou com o lançamento do Selo de Humanização, anunciando as primeiras unidades contempladas, a partir do reconhecimento das iniciativas de acesso ao cuidado, ações de humanização e excelência e inovação no cuidado: Hospital Municipal Evandro Freire (Certificado Nível II Humanizado) e AME Itu (Certificado Nível III Excelente em Humanização). O selo tem como objetivo fortalecer a cultura institucional de humanização, incentivar tais ações, e divulgá-las aos clientes internos e externos.
O 2º Simpósio de Humanização CEJAM ocorreu na Uninove Vergueiro, com transmissão pelo canal do CEJAM no YouTube (@TVCEJAM), e participação do coral Black to Black.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
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