Aguarde...

Saúde

Saúde

24 de Março de 2020

24 de março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia 24 de março é conhecido como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em referência aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, realizado pelo médico Robert Koch. O objetivo é conscientizar a população para a prevenção da doença.

Segundo dados da OMS, mais de 4000 pessoas perdem a vida, diariamente, devido à tuberculose e aproximadamente 30.000 ficam doentes. Cerca de 10 milhões de pessoas adoecem no mundo e mais de um milhão morrem, anualmente.

A tuberculose é transmitida através do ar e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas que contêm bacilos.

O principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva, persistente por mais de três semanas. O tratamento é feito com medicamentos e dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

A repórter Patrícia Torres, da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, visitou a AMA/UBS Integrada Parque Novo Santo Amaro, em M’Boi Mirim, para conversar sobre o assunto com Juliana Noronha, enfermeira do CEJAM, responsável técnica da unidade. Confira no vídeo a seguir os importantes esclarecimentos trazidos pela profissional.

Fonte: Imprensa, Comunicação & Marketing

Acompanhamento Tuberculose

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!