Aguarde...

Saúde

Saúde

26 de Fevereiro de 2024

Câncer: Brasil estima 704 mil novos casos por ano até 2025

O câncer ainda é uma realidade desafiadora que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Dessa forma, é fundamental refletir sobre o tema, que, infelizmente, ainda persiste como uma das maiores ameaças à saúde global.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 no Brasil aponta para 704 mil novos casos da doença a cada ano, um alerta preocupante. Em São Paulo, apenas no estado, a projeção é de 181 mil novos casos por ano no mesmo período, podendo alcançar 540 mil diagnósticos até 2025.

“Sem dúvida, o câncer é um problema de saúde pública mundial. É uma doença de alta prevalência, altos índices de mortalidade, com curvas ascendentes de incidência e que afeta todos os países do mundo”, afirma o Dr. Vinícius Miranda Borges, cirurgião oncológico e coordenador do serviço de cirurgia oncológica do Hospital Estadual de Franco da Rocha, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Apesar de ainda ficar atrás das doenças cardiovasculares, o câncer figura entre as principais causas de morte em diferentes populações. O médico explica que, em geral, os cânceres de pele não melanoma, próstata, útero e mama são os mais comuns no país.

Ao considerar fatores como gênero e idade, observa-se que, entre os homens, o câncer de próstata é mais evidente após os 50 anos, enquanto, entre as mulheres, os diagnósticos mais frequentes são de câncer de mama, ocorrendo entre os 40 e 50 anos, e de colo de útero, entre os 30 e 40 anos.

Em específico para esses casos, é crucial manter a realização de exames preventivos, como o Antígeno Específico da Próstata (PSA), citologia do colo do útero, mamografia e colonoscopia, a fim de alcançar um diagnóstico precoce.

“De modo geral, os diagnósticos ocorrem principalmente através de exames como a ressonância nuclear magnética. O tratamento desses pacientes envolve tecnologias avançadas, como cirurgia videolaparoscópica e radioterapia, proporcionando abordagens eficazes para aqueles que buscam assistência gratuita pelo SUS”, enfatiza Dr. Vinícius.

O especialista salienta que, na área da oncologia, a detecção precoce desempenha um papel crucial. Embora a prevenção seja benéfica, ainda não é capaz de evitar todos os tipos de câncer. Entretanto, evidencia que há medidas que, se adotadas, reduzem significativamente as chances de desenvolvimento da doença.

“Praticar regularmente atividade física, adotar uma dieta equilibrada com baixo consumo de alimentos ultraprocessados e embutidos, limitar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo são medidas eficazes na redução das chances de desenvolver um câncer”, declara.

Além disso, diante de qualquer sinal de alerta, recomenda-se procurar imediatamente a unidade de saúde pública mais próxima, a fim de receber acompanhamento médico e orientações pertinentes para a realização de exames preventivos. A detecção precoce é um aliado crucial na batalha contra o câncer.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Franco da Rocha Prevenção

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!