Aguarde...

Bem Viver

Bem Viver

02 de Janeiro de 2015

Chikungunya: medidas simples podem evitar a doença

Transmitida pelo mosquito da dengue, a febre chikungunya, doença com mais de 1,3 mil notificações no Brasil em 2014, pode ser evitada com medidas simples de eliminação de focos de água parada. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar de causar menos mortes que a dengue, a chikungunya possui sintomas às vezes mais fortes e que podem permanecer por até dez dias. Mais intensos em crianças e idosos, os sinais mais comuns da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações (que pode durar mais de um ano), dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e lesões bolhosas (mais frequentes em crianças).

A chikungunya é causada pelo vírus do gênero Alphavirus, transmitido tanto pelo mosquito da dengue, Aedes Aegypti, quanto pelo Aedes Albopictus, que propaga a febre amarela. O nome significa “aqueles que se dobram”, referência à maneira que as pessoas infectadas costumam ficar por causa das dores.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Arujá, assim como no caso da dengue, o trabalho contra a chikungunya deve ser preventivo e permanente. Por isso, o Departamento de Controles de Vetores precisa da colaboração de moradores para combater as doenças efetivamente, o que inclui permitir vistorias em quintais e descartar materiais inservíveis a serem recolhidos pela Operação Bairro Limpo, realizada uma vez por semana.

Para não correr o risco de facilitar a propagação da doença, devem ser tomadas medidas simples. Tampar caixas d’água, manter garrafas com a boca para baixo e colocar areia em pratos de vasos de plantas são alguns exemplos.

Fonte: Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Arujá

Arujá

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!