Aguarde...
15 de Setembro de 2023
Na última quarta-feira (13), o complexo hospitalar municipal Evandro Freire, no Rio, realizou o II Workshop de Sepse, marcando a data do alerta mundial sobre essa doença. Organizado pelo Centro de Estudos do Hospital Municipal Evandro Freire/CER Ilha e Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em conjunto com a equipe do CTI, o workshop promoveu uma manhã de atualização de informações, debate e reflexões a respeito do tema. As unidades são gerenciadas pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
A programação incluiu palestras com abordagens diferentes, mas um único objetivo: a melhoria do atendimento aos pacientes no combate à sepse e redução dos riscos de morte. Além de especialistas do Evandro Freire, o workshop trouxe convidados de outras instituições para falar com o público, que lotou o auditório Dr. Fernando Proença de Gouvêa, na Ilha do Governador. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal CEJAM no Youtube.
Na ocasião, foram abordados os seguintes assuntos: Protocolo de Sepse: O hoje em 10 anos de acompanhamento e reflexões, por Moyzes Damaceno, especialista em Medicina Intensiva e instrutor da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e Suporte Nutricional de Sepse, por Cláudia Almeida Holanda, especialista em Terapia Intensiva (AMIB), ambos médicos convidados; Sepse no paciente oncológico, por Fábio Basílio, coordenador médico do CTI/HMEF; Sepse Odontogênica, por Flávia Lobão, cirurgiã-dentista e intensivista HMEF e instrutora da AMIB; Otimização Antimicrobiana, por José Pozza, coordenador médico do CCIH (HMEF/CER Ilha); Protocolo de Sepse na Emergência, por Antônio Babo, especialista em Medicina Intensiva (AMIB) e médico rotina da CER IIlha e Júlio César P. Silva, coordenador da Neonatologia do Mariska Ribeiro.
Na abertura, o diretor-geral regional do CEJAM no Rio e do HMEF/CER Ilha, Tiago Velloso, reforçou a importância de falar sobre a sepse. “É hoje uma das principais causas de morte, mas que precisa ser bem mais discutida. A sepse está em nossa pauta de prioridades”, afirmou. “Esse é um tema extremamente importante em qualquer unidade de saúde no mundo. Temos trabalhado intensamente para redução da taxa de mortalidade e atacar a sepse é uma das principais bandeiras”, completou o diretor médico do HMEF/CER Ilha, Flávio Monteiro. Os participantes do workshop também receberam mensagem de incentivo da coordenadora do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), Juliana Lubari
Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Zi-pVpGeuu4
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!