Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Bem Viver

Bem Viver

08 de Agosto de 2019

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: nutricionista do CEJAM tira as principais dúvidas sobre o tema

Você sabia que o colesterol é essencial para a nossa saúde? Porém, quando em concentrações altas, ele pode causar sérias complicações e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Pensando na importância da prevenção e do combate aos níveis elevados de colesterol, a nutricionista do NASF CEJAM, Paula Garcia, responde às principais dúvidas sobre o tema. Confira!

Afinal, o que é colesterol? E qual a sua função no organismo? 

Colesterol é a concentração plasmática de lipídeos e lipoproteínas, associada à quantidade de gordura ingerida na alimentação.

O colesterol é essencial na formação e manutenção das membranas celulares, na produção de hormônios esteroides, na produção de vitamina D e na absorção de vitaminas lipossolúveis, além de agir como precursor de sucos digestivos, como sais biliares.

Quais são os públicos com mais chances de terem colesterol elevado?

Aqueles que consomem alimentos ricos em gorduras, como frituras, alimentos ultraprocessados, carnes gordurosas e queijos amarelos. Inclui-se pessoas de todas as faixas etárias e condições socioeconômicas que tenham hábitos alimentares não saudáveis e são sedentárias.

Quais são os riscos para colesterol alto? 

O consumo de alimentos fontes de gorduras saturadas é um fator condicionante para o aumento do colesterol total na concentração plasmática. Entre esses alimentos gordurosos encontram-se frituras, alimentos de origem animal, como as carnes, vísceras, leite, manteiga e ovos, alimentos ultraprocessados, como processados de carnes suínas, bovinas e de aves, bolachas, biscoitos, salgadinhos fritos e assados, chocolates, sorvetes, pastas, patês e molhos industrializados e refeições prontas ou pré-prontas para consumo.

O sedentarismo também é um fator importante de predisposição para os elevados níveis de triglicerídeos e LDL-c e para os diminutos níveis de HDL-c.

O que o colesterol elevado pode causar na saúde? 

O colesterol elevado pode causar síndromes metabólicas caracterizadas por hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, diminuição de HDL-c, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, que são fatores de riscos cardiovasculares. A formação de aterosclerose na parede dos vasos sanguíneos tem por consequência a ocorrência de eventos cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular encefálico.

Quais são as formas de prevenção do colesterol? 

As formas de prevenção de hipercolesterolemia são hábitos alimentares saudáveis, com redução do consumo de alimentos fontes de gorduras saturadas e trans, em substituição por gorduras mono e poli-insaturadas.

Além disso, é indicada a preferência para o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico e com maiores teores de fibras.

O aumento do consumo de grãos integrais, verduras, legumes e frutas, além de proporcionar grande variedade de vitaminas e minerais, é fonte de fibras alimentares importantes para o controle das doenças crônicas não-transmissíveis.

A prática de atividade física está associada à melhora do perfil lipídico e deve ser considerada uma forma de prevenção do colesterol elevado.

Quais alimentos são indicados para uma dieta com colesterol equilibrado? Por quê?

Os alimentos indicados para a redução dos níveis séricos de colesterol total e LDL-c são aqueles fontes de gorduras insaturadas e fibras alimentares.

Os alimentos fontes de gorduras mono e poli-insaturadas são os óleos vegetais como soja, milho, canola, cártamo e o óleo de oliva, quando não submetidos à alta temperatura; além de abacate, sementes oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia, gergelim, e os peixes de águas frias e profundas.

Os alimentos fontes de fibras alimentares são grãos integrais, aveia, farelo de trigo, algumas sementes oleaginosas, como a linhaça, chia, amaranto, além de frutas in natura consumidas com bagaço e cascas, verduras e legumes.

Fonte: Imprensa, Comunicação e Marketing

Qualidade de vida Prevenção Dicas

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

Prevenir é viver com qualidade!