Aguarde...

23 de Janeiro de 2017

Entrevista: Conheça a atuação do farmacêutico dentro das Unidades de Saúde

O profissional farmacêutico possui um importante papel dentro de uma Unidade de Saúde entre eles, orientar e monitorar o uso de medicamentos, garantindo uma eficácia na adesão ao tratamento. Neste dia 20 de janeiro é a vez de celebrar o dia nacional deste profissional e para apresentar um pouco mais sobre o dia a dia da profissão, convidamos Brunna Delesporte Esteves, de 29 anos, que atua no CEJAM desde 2012.

1. O curso de farmácia oferece um grande leque de opções. Por qual motivo você escolheu a área em que trabalha hoje?
Realmente o curso de farmácia oferece um grande leque de opões aos profissionais e o período da faculdade é o momento de conhecer todas as opções de trabalho e optar pela qual temos maior afinidade e interesse de atuação. Desde o segundo ano de faculdade comecei a trabalhar com a área de saúde pública, iniciando em hospital público. Mas foi na Unidade Básica de Saúde onde me identifiquei com o trabalho e decidi seguir nesta carreira profissional, após o término da faculdade.

2. Quais os diferenciais (conhecimentos e habilidades) que o profissional precisa ter para prestar atenção farmacêutica?
A área farmacêutica oferece ao mercado de trabalho Farmacêuticos com diversos perfis profissionais, e para a atenção farmacêutica não é diferente. É necessário que o farmacêutico tenha conhecimento e grande interesse em áreas assistenciais que envolvam o contato direto com os usuários. É preciso um bom perfil para lidar com pessoas, habilidade para resolver conflitos que possam surgir no dia a dia e com demais profissionais da área da saúde, visando um trabalho em equipe. Também é necessário um grande conhecimento de farmacologia e, acima de tudo,  o Farmacêutico da Atenção Farmacêutica precisa estar constantemente estudando e se atualizando periodicamente nas evoluções da medicina e da área da saúde de uma forma geral, conseguindo assim prestar ao usuário o melhor atendimento possível.

3. Quais são os maiores desafios da profissão farmacêutica atualmente?
Com o passar do tempo, o farmacêutico vem evoluindo em seu trabalho e no seu reconhecimento profissional pelo mercado de trabalho. Isso faz com que nossos desafios e responsabilidades aumentem cada vez mais. O maior desafio do farmacêutico neste momento é manter a qualidade na execução do seu trabalho, garantindo a eficácia no serviço prestado, o farmacêutico vem conquistando um novo espaço na sua profissão, sendo reconhecido pelo seu trabalho assistencial, estando voltado ao cuidado do usuário e nosso desafio e melhorar cada vez mais este trabalho e conquistar ainda mais nosso espaço junto ao cuidado direto ao usuário

4.Quais as principais vantagens da atenção farmacêutica para a saúde da população?
A população só tem a ganhar com desenvolvimento da atenção farmacêutica, o farmacêutico consegue desenvolver junto ao usuário um olhar ao seu cuidado que pode diferir dos demais cuidados prestado a população, uma visão voltada ao cuidado primário, garantindo a promoção a saúde da população. O farmacêutico desenvolve um cuidado ao usuário junto ao uso dos seus medicamentos, garantindo uma eficácia na adesão ao tratamento medicamentosos, contribuindo para a evolução positiva do quadro clínico da população abrangente.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.