Aguarde...
04 de Julho de 2023
No último sábado (01), o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, gerenciado pelo CEJAM em parceria com Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, entregou à população o lactário e o banco de leite humano construídos na unidade. O complexo começa a funcionar pelo lactário, seguindo por etapas de operação até estar totalmente habilitado para receber doações externas de leite humano.
Além das obras para estrutura de 120 metros quadrados, que integra serviços de laboratório e apoio à amamentação, a instalação do complexo incluiu a aquisição de equipamentos essenciais tais como: bombas elétricas modernas para a extração do leite, frigoríficos para a conservação, vidros apropriados para armazenamento e poltronas para acomodação das lactantes.
“É um marco na história do hospital e um projeto antigo, de amplo impacto, que agora se torna realidade. Fortalece a rede de saúde na Zona Oeste da cidade, facilitando o acesso das mães às oportunidades de aleitamento materno por mais tempo para atender com qualidade as necessidades de seus bebês”, celebrou a diretora-geral do Mariska Ribeiro, Vivian Folly.
O lactário, cujas atividades têm início imediato, atenderá às necessidades dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Mariska Ribeiro. As mães terão mais flexibilidade de horário para extrair seu leite, garantindo que o alimento chegue aos seus bebês mesmo quando não estiverem presentes. Também no lactário será possível manipular o leite no próprio hospital, gerando as fórmulas para suprir a demanda alimentar de cada bebê.
No próximo dia 12/07, equipes do hospital começarão o treinamento, preparando para a etapa de abertura do banco de leite. A implementação do novo setor tem a parceria do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fiocruz no monitoramento, com a inclusão do Mariska Ribeiro na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
“A importância dessa iniciativa vai além dos limites do hospital porque tem enorme alcance social. Significa promover saúde para mães e, principalmente, para os bebês na prevenção de doenças, no bom desenvolvimento, além de aumentar o vínculo entre eles. O maior benefício é contribuir para uma população mais saudável”, defendeu a diretora médica, Brunna Milanesi.
A coordenadora médica, Noemia Meyohas, reforça que a equipe continuará trabalhando intensamente no cumprimento de um roteiro rigoroso de exigências de controle de qualidade e segurança, até que se possa abrir o cadastro de doações externas. Ela, o coordenador da Enfermagem, Carlos Eduardo Penalva, e equipe multidisciplinar treinada estarão à frente do novo complexo.
De acordo com a coordenadora-geral da Maternidade Segura do CEJAM, Anatália Basile, essa inauguração é um sonho para a instituição. “O CEJAM busca entregar sempre o melhor para a população e sabemos que o aleitamento reduz em 13% a mortalidade infantil. A presença do banco de leite vai permitir não só que os bebês sejam alimentados adequadamente logo ao nascer, mas vai ser também um apoio para que mulheres com dificuldade de amamentar possam garantir o aleitamento exclusivo até os seis meses e complementar até os dois anos ou mais da criança. Isso é vida”, comemorou durante o evento.
“É um privilégio e um grande prazer participar de um evento maravilhoso como esse porque reconhecemos a importância do banco de leite na vida dessas crianças. Esta inauguração certamente irá contribuir para uma saúde de qualidade aos bebês de toda essa região”, finalizou Floriza Mendes, gerente corporativa do CEJAM, que acompanhou a inauguração representando a diretoria executiva.
Participaram também autoridades como o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz; subsecretária de Atenção Hospitalar Urgência e Emergência, Teresa Navarro; superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades, Márcio Luís Ferreira; coordenadora na Coordenadoria-Geral de Emergência da Área Programática 5.1, Eneida Reis; subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba; subsecretário executivo, Rodrigo Prado; secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade; subprefeito da Grande Bangu, Robson Gomes, e representantes do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz, Mariana Simões e Jonas Borges. Na unidade todos foram recebidos pela diretora-geral do HMMR, Vivian Folly, lideranças de vários setores e equipes envolvidas na operação da neonatal.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!