Aguarde...

10 de Março de 2016

PAVS da UBS Parque do Lago incentiva combate ao Aedes com crianças de EMEF na zona sul

O combate ao Aedes Aegypti é a forma mais eficaz de evitar a disseminação da dengue, chikungunya e zika vírus. Segundo os especialistas, além de ações efetivas, o engajamento de toda a população na eliminação dos criadouros é fundamental. Por isso, o PAVS da UBS Parque do Lago realizou na última semana uma ação de prevenção e combate ao mosquito na EMEF Orlando de Alvarenga Gaudio, zona sul se São Paulo.

""""A ação fez parte do projeto “De olho na Comunidade Parque do Lago”, cujo o objetivo é fortalecer a construção de uma agenda socioambiental, além de orientar usuários e colaboradores da Unidade sobre temas de saúde ambiental e promoção da saúde"""", explica Everton Tumilheiro, gestor local do PAVS.

Na atividade, a equipe reproduziu um vídeo educativo no qual se ensinava de forma lúdica as maneiras de se prevenir das doenças transmitidas pelo mosquito. Os colaboradores da unidade também orientaram as crianças por meio de um tour na própria escola, onde os pequenos se tornaram agentes de saúde com a função de combater criadouros que, anteriormente, a equipe da UBS havia espalhado pelo espaço.

GUERRA AO MOSQUITO

A proliferação do mosquito só é possível desde que haja condições de sobrevivência das suas larvas, entre elas a água parada. Assim, além do trabalho realizado diariamente pelos agentes de saúde, de endemias e Agentes de Promoção Ambiental (APA), é imprescindível que cada cidadão atente para as condições de seus imóveis e terrenos baldios, o que pode influir de forma efetiva no combate ao transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, este último com possível ligação aos recentes casos de microcefalia.

Portanto, verifique se não há água acumulada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, calhas, jarros de flores, garrafas, entre outros. As caixas d´água, piscinas, tambores e cisternas também são locais propícios para a criação de larvas do mosquito, por isso veja se estão bem vedados.

Confira um vídeo com o Dr. Maurício Kucharsky, coordenador Médico OS CEJAM M’Boi Mirim, que tira algumas dúvidas sobre dengue, chikungunya e zika vírus: https://www.youtube.com/watch?v=nM2eNV9UPAw 

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!