Aguarde...

22 de Fevereiro de 2016

Saúde ativa quatro leitos no Hospital M’ Boi Mirim e dobra número de cirurgias eletivas

O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha, visitaram as instalações do Hospital M’ Boi Mirim nesta sexta-feira (19) e conheceram as instalações das quatro salas cirúrgicas ativadas na unidade em dezembro, que dobraram a capacidade da realização de cirurgias pediátricas e gerais. O encontro contou com a presença do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein Claudio Lottenberg, representando a entidade social que, juntamente com o CEJAM, gerencia o hospital.

O investimento de R$ 1,9 milhão na contratação de profissionais e compra de equipamentos no Hospital M’ Boi Mirim faz parte da estratégia municipal que visa a ampliar em 183% a realização de cirurgias eletivas e zerar as filas de espera da rede. Localizado na zona Sul, o hospital, inaugurado em 2008, abrange população estimada de 600 mil habitantes. Possui maternidade, pronto-socorro, ortopedia, psiquiatria, clinica geral e pediatra. Antes, a unidade tinha quatro salas cirúrgicas, e dois centros obstétricos e, a partir de dezembro, passou a contar com mais quatro salas que foram ativadas e passaram a ofertar cirurgias de ginecologia e otorrino.

Redução no tempo de espera

“Nós tínhamos seis salas cirúrgicas e ampliamos para dez, dobrando a capacidade de atendimento do Hospital M’Boi Mirim. Então, a partir de agora nós vamos ter mais 350 cirurgias por mês, além do que já vinha sendo feito. É o dobro da capacidade, que vai reduzindo o tempo de espera, sobretudo no atendimento ambulatorial, o que reduz drasticamente a fila. Tinha família esperando há anos por procedimentos infantis mais complexos, que exigiam especialistas e, com as novas salas, conseguimos agendamento de até 20 cirurgias por dia”, disse Haddad.

Lançado em outubro de 2014, o plano “Mais cirurgia, menos tempo de espera” objetiva aumentar de 6 mil para 13 mil os procedimentos cirúrgicos por ano. Como a estratégia, a Secretaria reajustou contrato com aumento do repasse para prestadores de serviços, ampliou horário de atendimento nas unidades do Hospital Dia da Rede Hora Certa, reformou e equipou espaços para ampliar a capacidade física e contratou equipes multiprofissionais.

“O Prefeito Haddad determinou que seja utilizada toda a capacidade da cidade de São Paulo para reduzir o tempo de espera das cirurgias eletivas. No Hospital do M’Boi Mirim, inaugurado há oito anos, nós tínhamos quatro salas de cirurgias que não eram ocupadas. De 10, apenas seis estavam em funcionamento. Decidimos equipá-las, com equipamentos para videolaparoscopia, modernos. O aumento da estrutura física permite que algumas cirurgias que não podem ser feitas na Hospital Dia da Rede Hora Certa, porque dependem de internação, sejam realizadas aqui”, explicou Padilha.

Fonte: Comunicação Prefeitura de São Paulo

Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!