A AGAFUC-RS é a grande campeã da Copa CAIXA Loterias de Futebol de 5. No último domingo, 25, a equipe gaúcha venceu o ICB-BA por 1 a 0 e quebrou a hegemonia dos baianos, que haviam vencido as seis últimas edições da principal competição do país. As equipes decidiram o título na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Rio de Janeiro.
Enquanto todas as atenções estavam voltadas para Ricardinho e Jefinho, outro jogador apareceu para decidir o campeonato. Maurício Dumbo, um dos atletas mais regulares da competição, defendeu, atacou e foi um guerreiro em quadra. A boa exibição foi coroada com o gol do título, ainda no primeiro tempo.
O gol sofrido ainda na etapa inicial obrigou o ICB-BA a sair mais para o jogo. Jefinho e Gledson tiveram algumas oportunidades de empatar. Em uma delas, o camisa 10 baiano acertou a trave. Mesmo com a pressão sofrida no segundo tempo, a AGAFUC-RS jogou com inteligência e conseguiu segurar o resultado, que garantiu o primeiro título brasileiro da história da equipe.
Herói da conquista, Dumbo foi eleito o melhor jogador da competição. Além do angolano, o craque Ricardinho também recebeu um prêmio individual. O melhor jogador do mundo foi o artilheiro com 10 gols marcados. O troféu de melhor goleiro ficou com Vinícius da APADV-SP, que se destacou pelas grandes defesas.
Disputa do bronze
Após empatarem sem gols no tempo normal, a APACE-PB venceu a APADV-SP nos pênaltis, por 3 a 2. O espanhol Niño converteu a última cobrança que garantiu o terceiro lugar para a equipe paraibana.
O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), com patrocínio da CAIXA Loterias, apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ministério do Esporte, Exército Brasileiro e da Escola de Educação Física do Exército.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Mariana Azambuja (estagiária)
Elder Barros (estagiário)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro