Aguarde...

Portal da Transparência COVID-19 - Clique aqui e confira

Saúde

Saúde

12 de Julho de 2023

Aumento dos casos de ansiedade e depressão reforça a importância dos cuidados com a saúde mental

Em meio aos desafios e mudanças que ocorrem no mundo, como a pandemia de Covid-19, transformações sociais e econômicas aceleradas e as pressões do cotidiano, surge uma preocupação crescente: a crise global na saúde mental. Essa realidade preocupante tem chamado a atenção de organizações internacionais, que buscam compreender e abordar os impactos psicológicos decorrentes dessas situações.

Recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulgou um relatório que apontou um aumento de 32% nos casos de ansiedade e 35% nos casos de depressão nos países das Américas ao longo de 2020. O documento, intitulado "Uma Nova Agenda para a Saúde Mental na Região das Américas", revela que, mesmo com essa escalada preocupante, 8 em cada 10 pessoas com problemas graves de saúde mental não tiveram acesso adequado aos tratamentos necessários.

De acordo com Marcus Malavasi, psicólogo do CEJAM, a saúde mental desempenha um papel fundamental no bem-estar geral de uma pessoa, uma vez que está intimamente ligada à maneira como lidamos com os desafios e pressões da vida, bem como à forma como equilibramos nossos desejos, habilidades, ambições, ideias e emoções.

Ainda segundo o especialista, uma saúde mental debilitada colabora diretamente para significativas alterações em importantes aspectos do cotidiano, como relacionamentos afetivos, familiares e no ambiente profissional. “Pessoas que enfrentam quadros psiquiátricos ou doenças psicossomáticas podem manifestar dificuldades em realizar suas atividades diárias e estabelecer limites saudáveis, ocasionando prejuízos em sua rotina”, explica.

Para enfrentar esse cenário, é fundamental integrar a saúde mental em diferentes políticas públicas, incluindo a educação, conforme ressalta o psicólogo. Ele destaca a importância de abordar abertamente esse assunto nas escolas, promovendo a conscientização e oferecendo suporte adequado aos estudantes. Além disso, é essencial ampliar a divulgação dos serviços de saúde, para que as pessoas tenham maior acesso e possam buscar auxílio.

O papel das empresas na promoção da saúde mental

No ambiente corporativo, a saúde mental dos colaboradores é um elemento essencial e as empresas têm um papel indispensável em sua promoção. Reconhecendo essa necessidade, muitas organizações, como o CEJAM, têm adotado medidas para garantir o bem-estar de sua equipe.

Segundo o psicólogo, na instituição existe um espaço de escuta qualificada por meio da medicina do trabalho, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos e psicólogos, disponível para acolher os profissionais quando necessário.

Uma das iniciativas em destaque é a Roda de Terapia Comunitária online, realizada mensalmente. De acordo com Raquel Oliveira, gerente técnica regional, "esse espaço acolhedor contribui para a redução da ansiedade, estresse e sobrecarga emocional, promovendo um ambiente de trabalho saudável e equilibrado."

Atendimento psicológico gratuito

Com a correria do dia a dia, muitas vezes ignoramos nossos próprios sentimentos e só buscamos ajuda profissional quando nos deparamos com situações extremas, alerta o especialista. No entanto, é importante reconhecer que a ajuda psicológica está disponível para qualquer pessoa que deseje entender e lidar melhor com suas emoções, melhorando sua qualidade de vida.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com diversos recursos para acolher imediatamente aqueles que necessitam de apoio. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são exemplos desses serviços, sendo responsáveis pelo atendimento de pessoas que enfrentam sofrimento psíquico ou transtornos mentais.

Além disso, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), profissionais de diferentes áreas estão prontos para oferecer acolhimento individual ou em grupo, visando atender às particularidades de cada usuário.

"Procurar por apoio psicológico é uma demonstração de coragem e autocuidado. Ao buscar ajuda profissional, você está se permitindo crescer, aprender e descobrir novas maneiras de lidar com os desafios da vida. ", finaliza o psicólogo.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde Mental

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!