Começaram nesta quarta-feira, 19, as disputas do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015, em Milão, na Itália. E o Brasil foi logo conquistando dois ouros e um bronze no maior campeonato da história com a presença de mais de 1.700 atletas de 101 países.
O Brasil abriu logo o leque de conquistas com Luis Carlos Cardoso ao garantir o ouro na final do VL1 Masculino com o tempo de 57.912 tornando-se bicampeão mundial da categoria. A prata ficou com polonês Jakub Tokark com 58.639 e o bronze com o húngaro Robert Suba com 1:02.919.
Luis Carlos, um dos principais canoístas do país, comentou a evolução da Paracanoagem Brasileira.""""Quando a gente se encontra com alguma deficiência física a primeira coisa que a pensamos é que a vida acabou, mas é o contrário, a vida recomeça com uma outra história, e a paracanoagem está aí para quem quiser praticar"""" , destacou.
O segundo ouro já veio logo na segunda final do dia com Caio Ribeiro conquistando o primeiro lugar do VL3 Masculino com o tempo de 50.656, em prova que prata ficou com o britânico Jonathan Young com 51.058 e o bronze com o húngaro Daniel Geri com 52.311.
Para finalizar o dia de útimos resultados brasileiros, a estreante Aline Souza Lopes garantiu o bronze no VL3 Feminino com o tempo de 1:05.432, em prova que o ouro ficou com a norte-americana Anja Pierce (1:02.536) e a prata com a britânica Frances Bateman (1:03.208).
Para Aline Lopes a força da Paracanoagem vem do estilo do brasileiro competindo.""""Essa força (da Paracanoagem) vem do brasileiro mesmo, essa vontade de vencer, essa vontade de ir em frente, sempre lutando pelo melhor e representando nosso país"""" , ressaltou.
Mais expectativa de medalhas na Paracanoagem
Além das finais disputadas nesta quarta-feira, os canoístas brasileiros também garantiram vagas para mais quatro finais A do campeonato. Luciano Meirelles foi o primeiro brasileiro a se garantir na final do VL2 200m Masculino ao chegar na terceira colocação da eliminatória 1. O tetracampeão mundial Fernando Fernandes fez bonito no KL1 200m Masculino ao também chegar em primeiro na eliminatória 2, mesma posição de Luis Carlos Cardoso na eliminatória 3 da categoria. Fernando""""Cowboy"""" Rufino foi outro brasileiro a garantir vaga diretamente para a final ao chegar em primeiro na eliminatória 2 do KL2 200m Masculino. As finais A da paracanoagem acontecem no período da tarde desta quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21.
O Mundial de Milão é o primeiro evento classificatório para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 """" - o segundo será o Mundial de 2016 em maio na Alemanha. Em Milão, os seis primeiros colocados nas provas KL1, KL2 e KL3, no masculino e feminino, garantem vaga para seu país para o Rio 2016.
Finais B
Além das vagas nas finais A, o Brasil também garantiu presença nas finais B da competição. Alex Pessoa chegou na quinta colocação da semifinal do KL2 Masculino e garantiu seu lugar na Final B da categoria, marcada para esta quinta-feira às 14h. No KL3 Masculino os canoístas Caio Ribeiro e Vander Pereira de Lima se classificaram para a Final B na terceira e quarta posições da semifinal, respectivamente. A Final B está marcada para sexta-feira às 14h45.
Semifinais
Além dos brasileiros que garantiram vagas nas finais do Mundial de Paracanoagem nesta quarta-feira, outros atletas também mostraram força em águas italianas. A canoísta Debora Bevenides conseguiu chegar atéà semifinal do KL2 200m Feminino, mas a sétima colocação na prova não foi suficiente para entrar na finalíssima da categoria.
No KL3 Feminino as brasileiras estreantes em Mundiais, Mari Santilli e Aline Lopes, chegaramà semifinal competindo contra as melhores atletas do mundo, contudo a quarta e sétima posições, respectivamente, também não foram suficientes para passarem para a final da categoria. Andrea Pontes e Silva, com a sétima colocação na semifinal do KL1 Feminino não passou para a final.
A equipe brasileira que disputa o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015, em Milão, na Itália, tem apoio do BNDES """" - patrocinador oficial da Canoagem Brasileira, GE (General Electric), Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e Seguros Unimed.
Seleção de Canoagem Velocidade
Nivalter Santos de Jesus
Erlon de Souza Silva
Ronilson Matias de Oliveira
Isaquias Queiroz dos Santos
Celso Dias de Oliveira Junior
Gilvan Bittencourt Ribeiro
Edson Isaias Freitas da Silva
Roberto Maehler
Vagner Souta Junior
Hans Mallmann
Ana Paula Vergutz
Andrea Santos de Oliveira
Angela Aparecida Elias da Silva
Valdenice Conceição do Nascimento
Seleção de Paracanoagem
Luciano da Silva Meirelles
Fernando Fernandes de Pádua
Caio Ribeiro de Carvalho
Fernando Rufino de Paulo
Alex Sandro Correa Pessoa
Vander Rogerio Pereira de Lima
Luis Carlos Cardoso
Andrea Pontes e Silva
Debora Raiza Ribeiro Benevides
Aline Souza Lopes
Mari Santilli
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Mariana Azambuja (estagiária)
Elder Barros (estagiário)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro