Aguarde...

Saúde

Saúde

24 de Maio de 2023

Café: será que o queridinho dos brasileiros é prejudicial à saúde?

Foto: Freepik

Presente em grande parte dos lares brasileiros, pode-se dizer que o café é uma paixão nacional. Apreciado em forma de bebida, mas também em preparações como sobremesas, o grão é amplamente consumido no país.

De acordo com pesquisa realizada pela empresa Jacobs Douwe Egberts (JDE), o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água. Ainda segundo o levantamento, o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras por dia. Mas será que esse hábito tão comum por aqui é prejudicial à saúde?

Conforme a nutricionista Francyne Silva Fernandez, que atua na UBS Jardim Caiçara – gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – o consumo moderado do café – cerca de 4 xícaras diárias – é benéfico ao cérebro, estimulando suas atividades intelectuais e aspectos como memória e concentração.

Além disso, a profissional destaca que estudos recentes têm apontado benefícios relacionados à prevenção de doenças como câncer, diabetes tipo 2 e Parkinson devido a substâncias antioxidantes e anticarcinogênicas presentes no alimento.

Em celebração ao Dia Nacional do Café, lembrado em 24 de maio, o CEJAM esclarece algumas questões sobre o tema. Confira!

O café prejudica a absorção de nutrientes?

A nutricionista lembra que esse é um assunto amplamente discutido. Um estudo realizado pela Universidade Creighton e Universidade de Miami indicou que a cafeína, em altas doses, pode afetar a absorção da vitamina D.

A profissional explica que o composto tanino (presente na casca do café) é um fator antinutricional, ou seja, é uma substância que influencia na digestão e absorção dos nutrientes. “Diante disso, o melhor é a ingestão longe das principais refeições e com moderação”, recomenda.

Com moderação, o café pode ser um bom pré-treino?

Sim! Como dito anteriormente, o café possui efeito estimulante. Essa característica se dá pela presença da cafeína, o que auxilia na concentração e energia antes da atividade física.

Grávidas podem consumir café?

Durante a gestação, o metabolismo da cafeína é mais lento para a mulher e para o feto, resultando numa exposição mais longa a este composto. Assim, a recomendação é a interrupção ou redução da ingestão durante a gravidez. Em caso de dúvidas, o melhor sempre é consultar seu médico.

O café pode prejudicar o sono?

Sim, o efeito estimulante da bebida pode ocasionar alguns efeitos adversos relacionados à qualidade do sono. O indicado é consumir pequenas doses no período noturno ou, em caso de sensibilidade, seu consumo deve ser suspenso.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

UBS Jardim Caiçara Nutrição

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!