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Radar CEJAM

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19 de Maio de 2023

CEJAM completa 32 anos reforçando seu compromisso com promoção, prevenção e assistência à saúde pública

O CEJAM completa 32 anos de existência no dia 20 de maio. Com 22 mil colaboradores e presente em mais de 110 unidades e serviços de saúde em 15 municípios do país, a Instituição promove inúmeras ações e programas de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), que já beneficiaram milhares de pessoas.

Da Atenção Básica e Especializada ao Atendimento de Alta Complexidade, sempre com foco na humanização, o CEJAM vem expandindo seus serviços, atuando por meio de contratos e convênios em parceria com o Poder Público. Considerada como referência em gestão de saúde populacional, a instituição tem entre seus objetivos seguir como agente transformador de vidas.

“O acesso à saúde pública é um direito de todo cidadão. Desde a nossa fundação, há 32 anos, a missão da instituição é humanizar o SUS e fazer a diferença na vida de cada paciente, acolhendo e promovendo ações de assistência à saúde com qualidade, respeito e segurança. Acreditamos que, por meio de um atendimento diferenciado, focado na experiência e na expertise, esse compromisso está sendo alcançado”, afirma Ademir Medina, CEO do CEJAM.

A excelência do trabalho desenvolvido e a qualidade dos serviços prestados pela instituição podem ser mensurados através dos títulos e certificações recebidos nos últimos anos. O CEJAM já garantiu seis Acreditações com Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e duas Acreditações Pleno nas unidades gerenciadas pela instituição, em parceria com as prefeituras, além do selo CARF (Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities) no Centro de Medicina de Reabilitação Lucy Montoro Santos, administrado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

“Tanto a certificação oferecida pela ONA, como o selo CARF, comprovam a qualidade dos serviços prestados pelo CEJAM. São títulos concedidos após uma análise bem rigorosa, que garantem a segurança dos pacientes, e que nos motivam ainda mais na busca pela excelência”, destaca o CEO, que acrescenta: “Nosso desejo é fazer a diferença na vida das pessoas. E assim seguiremos, enfrentando todas as adversidades que possam surgir, com respeito e focados na humanização como principal agente transformador, em todos os níveis de atenção à saúde”.

O CEJAM também atua com a missão de buscar formas eficientes de contribuir para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, com campanhas de arrecadação, como o CEJAM Solidário, ou pelo trabalho desenvolvido pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), Programa de Atenção à Saúde da Mulher, Programa de Integração com a Comunidade, entre outras iniciativas. Há ainda o modelo de Assistência Humanizada ao Parto e Nascimento, que ampliou o número de partos normais nos municípios de atuação.

Sustentabilidade

Para fortalecer ainda mais a visão, missão e valores da organização, o Instituto CEJAM, idealizado pelo Dr. Fernando Proença de Gouvêa em 2010, é o responsável por desenvolver, coordenar e orientar programas, projetos e campanhas socioambientais nos municípios de atuação.

Dentre as ações recentes, destaque para o plano de gestão sustentável de recursos hídricos em hospitais geridos pela instituição em parceria com o Poder Público.

Implementado em fevereiro de 2022 no Hospital Geral de Carapicuíba e posteriormente replicado nos Hospitais Geral de Itapevi e na Santa Casa de São Roque, a iniciativa levou a uma redução de 35% do consumo de água, poupando mais de 12 mil metros cúbicos até fevereiro deste ano.

As modificações estruturais implementadas geraram grande economia, como, por exemplo, a instalação de economizadores em todos os pontos de consumo (torneiras e chuveiros), garantindo significativa redução de vazão. Outra ação empregada foi a implantação de mecanismos específicos nas descargas de vasos sanitários, especialmente na troca de sistemas de acionamento.

“A economicidade de recursos hídricos proporciona maior resiliência ao hospital, além de impactos financeiros consideráveis que permitem maior ecoeficiência na gestão dos recursos, especialmente públicos. Ela também fortalece preceitos nobres de gestão ambiental e social, repercutindo em melhores práticas a todos os envolvidos”, afirma Everton Tumilheiro, especialista em Saúde Pública e supervisor de responsabilidade ambiental do Instituto CEJAM.

Outra iniciativa importante fomentada pelo Instituto CEJAM é o voluntariado. Para valorizar as pessoas que doam tempo e trabalho para a realização de serviços comunitários, foi criado o Prêmio Dr. Proença, que é concedido anualmente pela organização e visa reconhecer projetos que impactam positivamente as comunidades do entorno das unidades geridas pela instituição.

De acordo com Marceli Fradeschi, coordenadora do Instituto CEJAM, a ideia do prêmio é dar visibilidade a todo o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos por pessoas que se envolvem profundamente com os problemas de suas comunidades e que buscam, através da doação de seu tempo e habilidades, promover a integração e contribuir para melhorar a qualidade de vida daqueles que mais necessitam.

“Nosso Voluntariado CEJAM é o recurso humano mais precioso que o Instituto CEJAM possui, pois atua em todos os nossos programas de responsabilidade social e ambiental, com ações de apoio à capacitação e desenvolvimento de jovens para o trabalho, promoção à saúde, incentivo à cultura, campanhas assistenciais, educação ambiental e atividades das mais diversas dentro das unidades de saúde”, ressalta.

Representatividade

Por ser uma das principais instituições de excelência no apoio ao SUS, o CEJAM é constantemente convidado para participar de eventos relacionados à saúde pública.

No início deste mês, a instituição representou o Brasil no 17º Congresso Mundial de Saúde Pública, realizado em Roma, na Itália. Na ocasião, líderes, acadêmicos e profissionais de saúde pública de todo o mundo se reuniram para discutir e propor soluções concretas para os principais desafios relacionados à saúde pública.

No congresso, também foram compartilhadas lições aprendidas com a pandemia de Covid-19, com atenção à saúde mental e ao bem-estar social.

O diretor-geral regional do CEJAM no Rio de Janeiro, Tiago Velloso, por sua vez, destaca as relações entre a Administração Pública e o setor privado na contratação de serviços em saúde.

“As medidas implantadas impactaram no processo de trabalho e na qualidade do cuidado prestado à população. O posicionamento diferenciado junto ao Poder Público, pelo reconhecimento dos serviços de qualidade prestados à população, possibilitou ganho de produção e aumento da qualidade do cuidado expresso pelos indicadores assistenciais, como a redução da mortalidade institucional pelo gerenciamento de protocolos assistenciais, além da redução dos custos e engajamento dos profissionais, com o propósito de entregar um resultado de valor para a população usuária do Sistema Público de Saúde”, finaliza.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

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