Aguarde...

Saúde

Saúde

08 de Maio de 2023

CEJAM e Prefeitura de Carapicuíba implementam programa de cuidados vasculares em unidades de saúde do município

Foto: Freepik

Para reduzir a incidência de doenças vasculares na população, o CEJAM, em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba, está trabalhando para melhorar a qualidade da atenção primária, secundária e terciária, oferecida aos pacientes nas unidades de saúde no município.

Sendo um trabalho recente, a Linha De Cuidados Vasculares começou a se desenvolver na região em outubro de 2022 e vem sendo implementada no Hospital Geral "Dr. Francisco de Moura Coutinho Filho" de Carapicuíba (HGC) e no Ambulatório Médico de Especialidades de Carapicuíba (AME), ambos sob gestão do CEJAM em parceria com Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Pronto-Socorro Vila Dirce, gerenciado em parceria com a Prefeitura, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais.

O programa surgiu após a identificação do aumento de amputações de membros no Hospital Geral de Carapicuíba, motivado por complicações vasculares. “Após pesquisas e análise de dados, descobriram que, na região, essas amputações estavam diretamente relacionadas à Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP)”, afirma Regina Alice Neves Palhares Pavarini, enfermeira e gerente assistencial do HGC.

A DAOP é uma enfermidade caracterizada pelo estreitamento ou bloqueio das artérias que levam sangue para as pernas e pés. Com isso, o objetivo central da ação é otimizar a utilização dos recursos disponíveis e promover a equidade, o acesso aos especialistas e a realização dos tratamentos na fase tratável da enfermidade, para, assim, reduzir significativamente as remoções cirúrgicas decorrentes da doença.

“A ideia é que os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) identifiquem os pacientes que tenham DAOP, com base em seus sintomas, comorbidades e outros sinais, para que, assim, possam receber atendimento médico nas UBS. Em seguida, esses pacientes devem ser encaminhados a um especialista vascular no AME e, se necessário, ao HGC para tratamentos mais complexos da DAOP”, reforça a profissional.

Desde a sua implantação, todas as partes envolvidas no desenvolvimento da Linha de Cuidados Vasculares têm se reunido para alinhamento de processos e realização de treinamentos. O propósito central destes encontros é ajudar os profissionais a identificar pacientes com maiores riscos de complicações vasculares no município. O programa, que é relativamente novo, ainda está em fase de sensibilização dos profissionais.

“Essa parceria vem sendo mantida através de reuniões mensais entre representantes do HGC, gestores do CEJAM, Secretaria de Saúde de Carapicuíba, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e de Urgência e Emergência. E, sem dúvidas, está mudando o planejamento e a construção dos fluxos e protocolos das unidades. Essa teia que vem sendo construída está se solidificando e, com isso, a população ganha na interação entre as redes públicas”, afirma Vanusa Barbato, diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Carapicuíba.

Para além de concentrar-se nos cuidados vasculares, a ação também tem como objetivo contribuir para a criação de uma comunicação integrada entre as redes de saúde pública de Carapicuíba. “Queremos que o paciente visualize toda a sua trajetória no sistema de saúde. Por isso, estamos aprimorando a comunicação entre os níveis de atenção, a fim de construir uma rede articulada de atendimento. Sabemos que é um desafio para os municípios realizarem esse feito, mas é uma provocação que o CEJAM se propõe a ajudar”, reforça André Luís Ramalho, gerente Corporativo de Saúde, responsável pela área de Pesquisa e Inovação Aplicada do CEJAM.

Assim, em abril de 2023, o CEJAM estabeleceu um termo de colaboração filantrópica com a Secretaria de Saúde de Carapicuíba para implementar mais inovações na prática das linhas de cuidado para a rede de atenção à saúde municipal.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde Vascular

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!