Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

20 de Abril de 2023

CEJAM marca presença na 2ª Conferência Estadual da Lei do Ato Médico, realizada pelo Cremesp

Fotos: Cremesp Fotografia

No último sábado (15), o CEJAM participou da 2ª Conferência Estadual da Lei do Ato Médico – legislação que regulamenta a atuação e responsabilidades dos profissionais da medicina no Brasil – realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). O evento aconteceu na sede da autarquia, com transmissão no canal do YouTube do conselho.

Na ocasião, estavam presentes autoridades no assunto, como o gerente jurídico do CEJAM, Dr. Alexandre Garcia D’Aurea – que representou a Instituição – e membros da diretoria do Cremesp: a presidente, Irene Abramovich; o 1º secretário, Angelo Vattimo; e o diretor do Departamento Jurídico, Joaquim Francisco Almeida Claro.

Com o objetivo de fomentar debates e conscientizar a sociedade sobre o tema, o encontro teve como foco procedimentos realizados por não médicos e médicos sem a devida especialidade nas áreas de anestesiologia, oftalmologia, acupuntura e ortopedia, o que pode gerar graves consequências aos pacientes.

Integrante do painel “A Defesa do Ato Médico na Anestesiologia", Dr. Alexandre ressaltou o papel da legislação – que apresenta diretrizes sobre a atuação do médico anestesiologista – como um instrumento fundamental para assegurar a proteção e a segurança do paciente.

Além disso, Dr. D’Aurea enfatizou a importância da especialização dos profissionais que trabalham nessa área, e exaltou o empenho do Cremesp em fiscalizar os casos de violação e negligência.

“A área da anestesia é uma especialidade da medicina em grande evolução – na questão do monitoramento, das drogas e do acompanhamento do paciente – em que, realmente, é necessária a figura do médico especialista”.

O evento ainda apresentou a conferência sobre “A Invasão da Especialidade Médica e o comprometimento da Segurança do Paciente. Análise do ponto de vista do cirurgião plástico”; discussões de casos práticos sobre: oftalmologia, acupuntura e ortopedia; e palestra de encerramento sobre “Impactos da Judicialização da Saúde no Brasil”, com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça.

A programação pode ser assistida na íntegra no YouTube.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Gestão Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!